Complicações neurológicas relacionadas à Monkeypox

A monkeypox, ou varíola dos macacos, é considerada uma zoonose viral com manifestações clínicas semelhantes as da varíola humana.

O alastramento internacional da infecção por monkeypox foi acompanhado por muitos receios da comunidade médica, dentre eles a preocupação de uma nova pandemia após o covid-19. Em epidemias pregressas, foram notadas complicações neurológicas decorrentes de algumas infecções, como: covid-19, Ebola ou Zika.

A monkeypox é uma doença que apresentava, até então, confinamento em regiões do centro e do oeste da África e, ocasionalmente, alguns surtos, como nos EUA em 2003, no Reino Unido em 2018 e em Israel em 2018. Contudo, apresentou proeminência global na primavera de 2022, em que atingiu proporções internacionais, afetando mais de 40 mil indivíduos em mais de 80 países.

Leia também: Monkeypox: atualização confiável com evidências vivas

A JAMA Neurology publicou, este mês, uma revisão acerca das complicações neurológicas relacionadas a infecções por orthopoxvirus, destacando principalmente a varíola e a monkeypox.

Complicações neurológicas relacionadas à Monkeypox

Young male doctor studying medical books - shot over white background

Monkeypox (varíola dos macacos)

A monkeypox, conhecida também como varíola dos macacos, é considerada uma zoonose viral com manifestações clínicas semelhantes as observadas em pacientes com varíola humana — embora seja clinicamente menos grave.

Na realidade, “varíola dos macacos” não reflete exatamente a origem do vírus. Esse termo possui relação com a descrição do primeiro isolamento desse vírus, que foi detectado em macacos exportados da África para a Dinamarca em 1958. Entretanto, sabe-se que o reservatório natural desse vírus é encontrado em roedores.

Complicações neurológicas da Monkeypox

No geral, as descrições de complicações neurológicas associadas ao monkeypox são poucas. São elas:

  • Cefaleia: uma das características neurológicas mais comuns. Não houve descrição nesse artigo acerca da padronização dessa dor.
  • Distúrbios de humor: distúrbios como depressão e ansiedade têm sido descrito como relatos frequentes.
  • Dor neuropática: tem sido um relato também frequente. Ainda assim, não é claro se essa dor possui distribuição de acordo com dermátomos — como é visto na infecção por varicella zoster. Importante destacar que a intensidade dessa dor tem sido descrita como intensa e grave.
  • Encefalite: há raros relatos de encefalite causada por monkeypox. Em coorte de 40 indivíduos com infecção por monkeypox na Nigéria — cujo estudo foi publicado em 2020 — três evoluíram com encefalite e crises epilépticas associadas, sendo que dois evoluíram para óbito.

Durante esse surto epidêmico atual, houve três relatos de encefalite por monkeypox: dois pacientes masculinos provenientes da Espanha e um jovem masculino proveniente da Índia. Ambos evoluíram ao óbito. O diagnóstico dos relatos de caso dos pacientes espanhóis ocorreu através de detecção do vírus por método de PCR, no material de líquido cefalorraquidiano assim como detecção de IgM por ELISA.

Saiba mais: Monkeypox em crianças e adolescentes

Comparando monkeypox a outras infecções por orthopoxvirus

Enquanto as descrições de manifestações neurológicas por monkeypox são poucas, há diversos relatos na literatura sobre complicações neurológicas associadas a varíola (smallpox). Na varíola, cefaleias eram sintoma inicial, já as dores lombares eram conhecidas como pródromos que podiam afetar em torno de 90% dos pacientes acometidos.

Alguns outros dados interessantes associados a varíola:

  • 15% dos pacientes apresentaram delirium ou encefalopatia durante estágio febril.
  • 7% das crianças com menos de 5 anos apresentavam relatos de convulsões febris.
  • Em séries de casos provida por Marsden, Hurst e colaboradores, foram descritas manifestações neurológicas graves associadas ao smallpox como encefalomielite disseminada aguda (ADEM), mielite transversa, neurite óptica, entre outros.

Mensagem final

Até o presente momento, poucas complicações neurológicas foram descritas e associadas ao monkeypox. Contudo, considerando complicações neurológicas relacionadas a outras infecções por orthopox, há a recomendação pelos autores dessa publicação para atentar a possibilidade de surgimento de relatos como encefalite viral, mielite, ADEM, síndrome de Guillain-Barrè, entre outros.

Veja: Ministério da Saúde cadastra laboratórios para diagnóstico de monkeypox

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades