Leia mais:
Leia mais:
Uso de amoxicilina para o tratamento de infecções torácicas em crianças apresenta poucos efeitos
Whitebook: sangramento vaginal
Atividade física e Covid-19: a importância da reavaliação médica no retorno aos treinos
Novas evidências: Laser fracionado de CO2 para tratamento de atrofia vaginal
Manejo da dispneia na emergência com uso de ultrassonografia point-of-care (POCUS)

Conduta na fratura simples de tornozelo em idosos: cirurgia ou gesso?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Em casos de fratura simples de tornozelo em idosos, qual é a melhor conduta a ser tomada, cirurgia ou gesso? Um novo artigo do Journal Of The American Medical Association (JAMA) acompanhou pacientes por três anos para responder essa questão.

Para esse ensaio clínico randomizado, pesquisadores selecionaram 620 adultos com mais de 60 anos, entre 2013 e 2016, com fratura(s) simples de tornozelo, de 24 centros do Reino Unido. Os participantes foram submetidos à cirurgia ou imobilização com gesso. Os dados foram coletados por, pelo menos, três anos após a randomização através de questionários preenchidos pelos pacientes.

O desfecho primário foi o escore de OMAS (Olerud-Molander Ankle Score; variação de 0-100, escores mais altos = melhor função do tornozelo) aos 6 meses.

fraturas

Fratura simples de tornozelo: cirurgia ou gesso?

Os participantes de ambos os grupos apresentaram função equivalente no tornozelo (média do OMAS: 79,4 no grupo de cirurgia vs 76,3 no grupo de gesso; diferença: −1,3; IC de 95%: -5,6 a 3,0), sem diferenças significativas na qualidade de vida ou dor.

Cerca de 10% dos participantes no grupo cirúrgico e 8% do grupo que colocaram gesso tiveram que realizar uma operação após 6 meses, incluindo remoção de implantes cirúrgicos, artrodese, artroplastia e procedimentos relacionados à infecção.

Vitamina D e cálcio realmente evitam fraturas?

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Keene DJ, Lamb SE, Mistry D, et al. Three-Year Follow-up of a Trial of Close Contact Casting vs Surgery for Initial Treatment of Unstable Ankle Fractures in Older Adults. JAMA. 2018;319(12):1274–1276. doi:10.1001/jama.2018.0811
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar