Confira o cronograma das Oficinas de Equidade destinadas aos profissionais do SUS

As oficinas buscam sensibilizar gestores, trabalhadores, movimentos sociais e usuários do SUS sobre conceitos, ações e voltados a equidade.

O Ministério da Saúde iniciou o ciclo de eventos do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS. Entre os dias 6 e 7 de julho foram realizados encontros de alinhamento nacional. Com o objetivo de sensibilizar os componentes humanos do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre conceitos, ações e identificação de estruturas voltados para a equidade na rede pública de saúde, o programa realizará oficinas por todas as regiões do país. 

A primeira oficina foi realizada em Brasília e contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que, durante a abertura, afirmou: “este evento é uma representação do povo brasileiro em sua diversidade, com múltiplas identidades, mas com a identidade única da defesa da democracia, da justiça e do SUS” 

Saiba mais: Competição com a rede privada e condições de trabalho afastam residentes do SUS

Confira o cronograma das Oficinas de Equidade destinadas aos profissionais do SUS

Confira o cronograma das Oficinas de Equidade destinadas aos profissionais do SUS

Próximas datas 

As oficinais regionais acontecerão ao longo do segundo semestre em São Paulo, Salvador, Recife, Manaus, Brasília e Porto Alegre. Cada uma delas produzirá um relatório com os resultados e reflexões resultantes do projeto.  O cronograma das oficinas pode ser acessado no site do Ministério. Durante os eventos serão debatidas as dificuldades nos processos, as oportunidades e as possibilidades de construção de modelos na busca da equidade. 

Participarão das oficinas representantes dos ministérios da Saúde; de Igualdade Racial; dos Direitos Humanos e da Cidadania; da Cultura; das Mulheres; das Cidades; além da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Frente Parlamentar Mista Antirracismo, Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, representantes de estados, municípios e de instituições de saúde e ensino, bem como representantes da sociedade civil. 

Leia também: Orientação do Ministério da Saúde sobre laqueadura e vasectomia no SUS

Além das oficinas 

O Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS também realizará, através de chamadas públicas, seleção e execução de projetos de formação na área, e o lançamento de um edital sobre equidade dentro do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PETSaúde), instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde. 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.