Página Principal > Enfermagem > Conheça 7 mulheres que fizeram história na Medicina e Enfermagem
mulheres

Conheça 7 mulheres que fizeram história na Medicina e Enfermagem

Tempo de leitura: 2 minutos.

Neste dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, criada para conscientizar para a igualdade entre os gêneros. Aproveitamos esta data especial para resgatar as 7 personalidades femininas que ajudaram a moldar o cenário atual da medicina ou da enfermagem. Confira:

7. Elizabeth Blackwell

Elizabeth Blackwell nasceu em 1821, na Inglaterra. Ela desafiou a sociedade do fim dos século XIX ao ser a primeira mulher a ingressar em uma faculdade de Medicina. Em 1847, após ser recusada 12 vezes pela universidade Geneva Medical College, conseguiu ser admitida na instituição de ensino e, em 1849, entrou para a História ao ser a primeira médica do mundo.

6. Gerty Cori

Gerty Cori nasceu em Praga, na República Tcheca, em 1896. Radicada nos Estados Unidos, Cori foi a primeira mulher a receber o prêmio Nobel de Medicina, em 1947, por causa de seus estudos e descobertas que ampliaram o entendimento sobre diabetes.

Leia maisA história das mulheres na Medicina

5. Rita Lobato Velho Lopes

No Brasil, as mulheres também fizeram História no mundo da Saúde. Rita Lobato nasceu no Rio Grande do Sul em 1866. Apesar do preconceito, Lobato se tornou a primeira médica brasileira, em 1887, ao defender a tese “Paralelo entre os métodos preconizados na operação cesariana”.

4. Gertrude Elion

Gertrude Elion foi uma bioquímica americana que ganhou um Prêmio Nobel de Medicina em 1988 por desenvolver medicamentos cruciais para o tratamento da leucemia. No decorrer do seu trabalho, Elion descobriu importantes princípios da quimioterapia.

3. Françoise Barré-Sinoussi

Françoise Barré-Sinoussi é uma virologista francesa que descobriu a existência do HIV. Em 1983, Barré-Sinoussi publicou na revista Science a descrição completa do vírus da imunodeficiência adquirida quando, até então, a doença ainda não havia se tornado uma epidemia. O reconhecimento chegou em 2008 com o Prêmio Nobel de Medicina.

2. Ana Néri

Anna Justina Ferreira Néri nasceu na Bahia em 1814. Considerada a pioneira da enfermagem no Brasil, Nery prestou assistência na Guerra do Paraguai, em 1865, sendo considerada a primeira enfermeira do país. Em 1923, a primeira escola de enfermagem do Brasil recebeu o nome de Ana Néri.

1. Florence Nightingale

Florence Nightingale nasceu na Itália em 1820 e se radicou na Inglaterra. Nightingale chamou atenção ao servir na Guerra da Crimeia, que ocorreu entre 1853 e 1856 n sul da Rússia, onde atendeu os soldados feridos durante a batalha. Em 1859, ela fundou a primeira Escola de Enfermagem, no hospital Saint Thomas, em Londres.

Quer ter mais segurança na sua prática profissional? Baixe agora o EnfermagemApp, o 1º aplicativo exclusivo para enfermeiros!

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.