Conheça nova diretriz para aplicação de fluidos intravenosos em crianças

A American Academy of Pediatrics (AAP) lançou novas recomendações para administração de fluido intravenoso em crianças e adolescentes. Confira as novas recomendações:

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A American Academy of Pediatrics (AAP) lançou recentemente novas recomendações para o acesso intravenoso em crianças e adolescentes entre 28 dias e 18 anos de idade. O guideline é direcionado a pediatras, clínicos gerais, cirurgiões e profissionais de saúde que atendem pacientes em estado crítico nas unidades de tratamento intensivo (UTI) pediátrico, e no pós-operatório que estejam sob terapia com fluidos intravenosos de manutenção. A diretriz não se aplica a pacientes em UTI neonatal, portadores de distúrbios neurocirúrgicos, com cardiopatia, doença hepática, câncer, insuficiência renal ou queimaduras graves.

De acordo com o documento da instituição americana, a manutenção da via intravenosa traz benefícios mas também malefícios em potencial, portanto só deve ser administrada nos casos em que for estritamente necessária e clinicamente indicável. A aplicação de fluido hipotônico é o padrão na pediatria, no entanto, este tipo de solução tem despertado a atenção dos médicos por causa da possibilidade de causar hiponatremia (baixo nível de sódio) nos pacientes.

Leia mais: Intravenoso ou oral? Novas orientações para o tratamento de infecções bacterianas em crianças

Até o momento, guidelines que defendem a manutenção dos fluidos intravenosos de manutenção nos pacientes pediátricos eram baseados em opiniões de especialistas em vez de consenso calcado em evidências. No entanto, o comitê da AAP realizou uma revisão na literatura combinada com revisões de sete estudos clínicos sobre a aplicação de fluido intravenoso em crianças e adolescentes. Os resultados obtidos foram analisados e os integrantes do comitê chegaram à seguinte conclusão:

  • O guideline orienta que os pacientes entre 28 dias até 18 anos que necessitam de fluidos intravenosos de manutenção sejam tratados com soluções isotônicas com níveis apropriados de cloreto de potássio e glicose a fim de diminuir o risco de desenvolvimento de hiponatremia. Qualidade de evidência A. Nível de recomendação: forte.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Feld LG et al. Clinical practice guideline: Maintenance intravenous fluids in children. Pediatrics 2018 Nov 26; 142:e20183083. (https://doi.org/10.1542/peds.2018-3083)
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades