Conjuntivite neonatal: diretriz é atualizada com novas recomendações

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A infecção gonocócica neonatal, ou conjuntivite neonatal, é uma infecção ocular que acomete a conjuntiva de bebês no prazo de 24 horas até um mês após o nascimento. A doença é causada pelo gonococo e a transmissão ocorre da mãe portadora de gonorreia para o filho durante a gestação. Se não for tratada, a enfermidade pode causar sérias complicações oftalmológicas, como cicatrizes corneanas, lesão ocular e até cegueira.

Como forma de prevenir a infecção gonocócica neonatal, a U.S. Preventive Services Task Force atualizou sua diretriz para prevenção da doença e publicou em setembro um comunicado com as novas orientações. Segundo o documento, a entidade recomenda o uso de uma pomada antimicrobiana que deve ser aplicada nos olhos do recém-nascido como medida profilática. Esta é uma recomendação de nível A e condiz com a diretriz da força-tarefa datada de 2011.

Leia mais: Gonorreia: aumento na resistência muda as diretrizes de tratamento

Como a profilaxia da oftalmia neonatal gonocócica é aplicada nos Estados Unidos desde 1880, a incidência da infecção no país é baixa em neonatos. Sem o procedimento, a chance de recém-nascidos adquirirem a conjuntivite neonatal de mães com gonorreia é de até 50%. O tratamento é realizado com eritromicina em forma de pomada, único fármaco aprovado pela U.S. Food and Drug Administration (FDA).

A Task Force recomenda também o rastreio para gonorreia, e o consequente tratamento, em gestantes diagnosticadas com a DST. Como medida preventiva, e parte dos cuidados básicos do pré-natal, todas as mulheres com risco de exposição à doença devem realizar a testagem.

Como nem todas as parturientes recebem atendimento pré-natal adequado, a recomendação da organização é de que a pomada antimicrobiana seja aplicada em todos os neonatos, mesmo naqueles sem manifestação dos sintomas da infecção gonocócica neonatal.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar