Consulta Pública sobre inclusão de medicamento para LES vai até 6 de fevereiro

A consulta visa avaliar se o tratamento é capaz de controlar lúpus eritematoso sistêmico e evitar o surgimento de fatores de risco.

O Ministério da Saúde abriu consulta pública para avaliar a inclusão do belimumabe intravenoso para o tratamento adjuvante de pacientes adultos com lúpus eritematoso sistêmico (LES) com alto grau de atividade apesar da terapia padrão e que apresentem falha terapêutica a dois imunossupressores prévios no Sistema Único (SUS). O prazo para o envio de contribuições vai até o dia 6 de fevereiro. Clique aqui e participe! 

Coordenada pela Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), a consulta visa avaliar se o tratamento é capaz de controlar a LES e evitar o surgimento de fatores de risco para complicações.

Leia também: Pirfenidona em pacientes com artrite reumatoide e doença intersticial

lúpus eritematoso sistêmico

Documento com as informações sobre o medicamento 

O Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS/SCTIE/MS) do Ministério da Saúde produziu um documento que reúne informações sobre a experiência de pacientes submetidos ao tratamento medicamentoso para lúpus.  

A “Síntese de evidência qualitativa – Experiências e Perspectivas sobre o tratamento medicamentoso extra-hospitalar para Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)”  aborda a experiência de familiares e cuidadores com o acompanhamento que pode ser realizado também na residência do paciente.  

O conteúdo produzido com base em artigos científicos publicados em diferentes plataformas de pesquisa explora aspectos do cotidiano, valores, aspectos socioculturais, expectativas e outras questões que se mostram cruciais num processo terapêutico. O documento está disponível para acesso no site da Conitec, no link Biblioteca Virtual. 

A Comissão já utiliza evidências quantitativas provenientes dos relatórios técnicos em suas avaliações, porém busca considerar também dados qualitativos para a tomada de decisão em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).  

Para a Conitec ainda há limitações e incertezas das evidências, particularmente em relação ao impacto orçamentário da tecnologia, tendo em vista o parâmetro de falha terapêutica e o pressuposto de fracionamento das doses, além de preocupações operacionais relacionadas à organização dos serviços para a sua implementação na rede pública de saúde. 

Anterior aos apontamentos sobre as experiências com a terapia medicamentosa, o texto do documento aborda o LES enquanto doença crônica, a oscilação e a recorrência dos sintomas, o temor de danos a órgãos e a expectativa de cura ou modificação do curso da doença. 

Lúpus Eritematoso Sistêmico 

O Lúpus Eritematoso Sistêmico apresenta manifestações clínicas muito variadas. Entre as formas de manifestação mais comuns, é possível citar apresentações leves na pele e artrite. Já entre as situações de maior gravidade, destacam-se a nefrite lúpica, a diminuição na quantidade de células sanguíneas, a doença do sistema nervoso, a falência de órgãos e complicações obstétricas. Em sua forma grave, o LES é uma condição de difícil tratamento e que pode ser fatal.  

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Consulta Pública avalia inclusão de medicamento no SUS para tratar lúpus eritematoso sistêmico (LES). Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/consulta-publica-avalia-inclusao-de-medicamento-no-sus-para-tratar-lupus-eritematoso-sistemico-les
  • https://www.gov.br/conitec/pt-br/assuntos/participacao-social/consultas-publicas/vigentes
  • Documento reúne informações do cotidiano de pacientes e cuidadores que convivem com o tratamento medicamentoso para lúpus. CONITEC. Disponível em: https://www.gov.br/conitec/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/documento-reune-informacoes-do-cotidiano-de-pacientes-e-cuidadores-que-convivem-com-o-tratamento-medicamentoso-para-lupus
  • https://www.gov.br/conitec/pt-br/centrais-de-conteudo/biblioteca-virtual

Especialidades