Leia mais:
Leia mais:
A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis
Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?

Consulta pública sobre medicamento contra covid-19 vai até dia 24 de março

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para verificar a possibilidade de incorporação do medicamento baricitinibe contra a covid-19. O tema recebe contribuições até o dia 24 deste mês.

O uso do medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já foi recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que considerou o uso do medicamento para o caso de pacientes adultos, hospitalizados e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

O baricitinibe já recebeu o registro no Brasil para o tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica de moderada a grave.

Mais sobre o baracitinibe

O medicamento age sobre o sistema imune, ajudando no processo de recuperação de quadros inflamatórios, graças a um mecanismo de inibição de uma espécie de enzimas chamada Janus quinase que atua na ativação da inflamação nas células do sistema imunológico, entre outras funções.

Vale ressaltar que o processo inflamatório é uma das causas do agravamento da covid-19. Embora a inflamação seja um mecanismo natural do organismo, quando exacerbada, ela pode levar ao agravamento da doença.

Estudos observaram que o uso do baracitinibe + terapia padrão contribuíram para uma redução significativa da mortalidade nos pacientes, quando comparado a aqueles que receberam apenas a terapia padrão.

Orientações da OMS 

A OMS atualizou em janeiro as diretrizes sobre os medicamentos recomendados para o tratamento de pacientes com a Covid-19. Segundo o documento elaborado por especialistas, o medicamento contra covid-19 passou a ser altamente recomendado para pacientes em estado grave ou crítico pela enfermidade.

No início de dezembro, a Anvisa informou em nota sobre a inclusão de eventos adversos graves na bula do medicamento. A alteração acrescentou a advertência e a precaução para a ocorrência de eventos cardiovasculares adversos maiores e a atualização sobre a ocorrência de tromboembolismo venoso e câncer, incluindo linfoma.

De acordo com a agência, os eventos adversos foram identificados a partir de estudo clínico e retrospectivo que avaliou pacientes em tratamento para artrite reumatoide.

O Ministério da Saúde tem acelerado as solicitações de análises pela Conitec referentes aos medicamentos para o tratamento da Covid-19. A pasta tem acompanhado as mais recentes publicações científicas e realizado reuniões com empresas produtoras dessas tecnologias para agilizar o processo de submissão de demandas à Comissão. Até o momento, a Conitec analisou sete medicamentos para o tratamento da enfermidade.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Medicamento para tratamento da Covid-19 está em consulta pública até o dia 24 de março. Conitec. Disponível em: http://conitec.gov.br/medicamento-para-tratamento-da-covid-19-esta-em-consulta-publica-ate-o-dia-24-de-marco
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.