Leia mais:
Leia mais:
Quantos banhos por dia uma criança com dermatite atópica deve tomar?
Dermatologistas descobrem a possível a causa do surto de prurido epidêmico em comunidades de Pernambuco  
Revisão sobre dermatite atópica

Imunoterapia com extrato de ácaro pode ser uma opção para dermatite atópica?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A dermatite atópica (DA) é uma dermatose crônica com profundo impacto na qualidade de vida dos pacientes. A maioria dos casos são tratados com hidratantes, corticoides e imunomoduladores tópicos. Nos quadros graves, imunossupressores como prednisona, ciclosporina e metotrexato podem ser associados, no entanto medicações mais seguras são cada vez mais descritas. Esses avanços terapêuticos decorrem do crescente conhecimento do papel da resposta imune tipo 2 na patogênese da doença.  Nesse contexto, agentes biológicos como o Dupilumab,  inibidores da Janus-quinase e a imunoterapia vêm demonstrando boa eficácia e redução sustentada de sintomas da DA.

Leia também: Dia Nacional da Dermatite Atópica: mitos e fatos sobre a doença

Embora a DA acometa primariamente a pele, cada vez mais é considerada uma doença sistêmica: muitos pacientes possuem níveis aumentados de IgE, rinite alérgica, asma, alergia alimentar ou sensibilização a aeroalérgenos. A imunoterapia com alérgenos tem sido considerada um tratamento preciso nessas doenças mediadas por IgE e também vem sendo aplicada na imunomodulação para controle da DA.

Um recente estudo com 66 pacientes, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo investigou a eficácia da imunoterapia sublingual com extrato de Dermatophagoides pteronyssinus (uma espécie de ácaro mundialmente presente na poeira domiciliar).

Imunoterapia com extrato de ácaro pode ser uma opção para dermatite atópica

Resultados da imunoterapia com extrato de ácaro

Após 18 meses de tratamento, comparativamente ao tratamento placebo, o grupo submetido à imunoterapia apresentou uma redução significativa em ferramentas que avaliam objetivamente a gravidade da DA (SCORAD).

Comentário

A imunoterapia sublingual é um tratamento potencial para fornecer controle da dermatite atópica a longo prazo, já que há uma relação causal entre exacerbação da DA e exposição a ácaros da poeira domiciliar. É um tratamento com perfil se segurança favorável, baixo risco de reação alérgica sistêmica grave e com via de administração mais confortável (em comparação à via injetável dos imunobiológicos).

Ouça mais: PEBMED e HA: avaliação de saúde mental no cuidado da dermatite atópica [podcast]

Algumas limitações do estudo foram a duração do tratamento, dose de manutenção da medicação inferior à dose adotada em estudos anteriores e presença de pacientes com doenças concomitantes como asma e rinite alérgica na amostra estudada.

Conclusão

A imunoterapia com extrato de ácaro mostrou melhora clínica da dermatite atópica, e possibilita singularizar o tratamento nos pacientes sensibilizados ao alérgeno, reduzir sintomas e diminuir a necessidade de medicações, com melhora na qualidade e vida e dos marcadores imunológicos. Mais estudos são necessários para definição da dose ideal e da eficácia a longo prazo.

Referências bibliográficas:

  • Langer SS, et al. Efficacy of House Dust Mite Sublingual Immunotherapy in Patients with Atopic Dermatitis: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. J Allergy Clin Immunol Pract. 2022;10:539-549.e7. DOI: 10.1016/j.jaip.2021.10.060
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.