Leia mais:
Leia mais:
Cultivando a noção prognóstica em cuidados paliativos
5 inovações tecnológicas que estão mudando a saúde
Anestesia e insuficiência adrenal
5 procedimentos e tratamentos ginecológicos que devem ser evitados
Câncer pancreático: Estudo analisou dados de pacientes submetidos a pancreatectomias

Consumo de cafeína na gestação e distúrbios comportamentais na prole: você conhece os riscos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em artigo do Journal of Pediatrics, pesquisadores examinaram a associação entre o consumo de cafeína (café e chá) por parte da mãe durante a gravidez e distúrbios comportamentais na prole.

Para isso, os autores estudaram 47.491 crianças do Danish National Birth Cohort entre 1996 e 2002. Os dados sobre consumo materno de café e chá foram coletados na 15ª e 30ª semana de gestação. Quando o filho completou 11 anos, um questionário sobre força e dificuldades foi preenchido pela criança, pais e professores.

Na 15ª semana de gestação, 3% e 4% das gestantes consumiram ≥ 8 xícaras/d de café ou chá, respectivamente. Um risco aumentado de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade foi observado com o aumento do consumo diário de cafeína na 15ª semana de gestação. Em relação ao risco específico do café ou chá, os resultados foram:

CAFÉ

O consumo materno de ≥ 8 xícaras/d na 15ª semana foi associado ao aumento do risco de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (RR = 1,47; IC de 95%: 1,18 a 1,83), transtorno de oposição desafiante (RR = 1,22; IC de 95%: 1,01 a 1,48) e qualquer transtorno psiquiátrico (RR 1,23; IC 95%: 1,08-1,40).

Veja também: ‘Café: o novo vilão das doenças cardiovasculares’

CHÁ

O consumo de ≥ 8 xícaras/d na 15ª semana foi associado ao aumento do risco de transtorno obsessivo compulsivo (RR = 1,28; IC de 95%: 1,09 a 1,52) e qualquer transtorno psiquiátrico (RR = 1,24; IC de 95%: 1,11 a 1,40).

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o consumo elevado de cafeína, tanto do café quanto do chá, na 15ª semana de gestação foi associado a transtornos comportamentais nos filhos aos 11 anos. Os autores especulam que a exposição à cafeína pode afetar o cérebro do feto nesse período da gravidez.

E mais: ‘Vitamina D e gestação: o que precisamos saber?’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar