Leia mais:
Leia mais:
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca
Pesquisa indica que brasileiros com diabetes reduziram o controle da doença na pandemia
Quiz: Agricultor apresentando deformidade nos dedos das mãos que dificultam o trabalho. Qual o diagnóstico?
Recomendações pré-concepcionais para paciente com diabetes (tipo 1 ou 2) da ADA

Controle Intensivo de Glicose em Pacientes com Diabetes Tipo 2

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Anteriormente, no VADT foi relatado o seguimento de 5,6 anos de paciente com controle intensivo da glicose com DM2 em militares veteranos, mostrando um menor risco cardiovascular – controle intensivo x controle padrão. Foram descrito os novos resultados após 15 anos, VADT (que teve um primeiro resultado há 10 anos), que acompanhou os pacientes por 10 anos após 6 anos de controle intensivo da glicose x controle padrão. 

O desfecho primário pré-especificado foi um composto de eventos cardiovasculares maiores, incluindo infarto do miocárdio não fatal, acidente vascular cerebral não fatal, insuficiência cardíaca congestiva nova ou agravada, amputação por gangrena isquêmica e morte por outras causas cardiovasculares. Morte por qualquer outra causa foi um resultado secundário.

Leia mais:  Diabetes tipo 1: liraglutide pode ser útil no controle glicêmico?

A separação das curvas de hemoglobina glicosilada entre o grupo de terapia intensiva e o grupo de terapia padrão foi, em média, 1,5%, e essa diferença declinou para 0,2 a 0,3 pontos percentuais em 3 anos após o término do ensaio. O grupo de terapia padrão mantinha um nível de hemoglobina glicada entre 8% e 9% e do controle intensivo menos 1,5 pontos.  

O risco de eventos cardiovasculares primários foi 17% menor no grupo de terapia intensiva do que no grupo de terapia padrão. Neste estudo de acompanhamento de 15 anos, descobriu-se que 5,6 anos de redução de glicose intensiva que levaram a uma separação mediana de 1,5 % nas curvas de hemoglobina glicada não resultaram em um risco significativamente menor de eventos cardiovasculares maiores do que a terapia padrão.

Autora: 

Referências:

  • Reaven et al, Intensive Glucose Control in Patients with Type 2 Diabetes — 15-Year Follow-up  – New England Journal of Medicine June 6, 2019 380(23):2215 https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1806802
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar