Leia mais:
Leia mais:
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca
Pesquisa indica que brasileiros com diabetes reduziram o controle da doença na pandemia
Quiz: Agricultor apresentando deformidade nos dedos das mãos que dificultam o trabalho. Qual o diagnóstico?
Recomendações pré-concepcionais para paciente com diabetes (tipo 1 ou 2) da ADA

Diabetes tipo 1: liraglutide pode ser útil no controle glicêmico?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

diabetes

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Diabetes tipo 1

O diabetes mellitus tipo 1 caracteriza-se por uma incapacidade do organismo em produzir insulina devido à destruição autoimune das células beta do pâncreas. Alguns pacientes com essa doença possuem dificuldade em manter controle glicêmico adequado, sendo mais propensos ao desenvolvimento de complicações graves. Os hormônios que participam desse controle incluem insulina, glucagon, GIP, GLP-1, cortisol, amilina, adrenalina e hormônio do crescimento. Há um desequilíbrio na regulação desses hormônios em diabéticos.

Liraglutide

O liraglutide é um antidiabético análogo do GLP-1, que estimula a liberação de insulina pelo pâncreas proporcional ao nível de glicose, suprime o glucagon, retarda o esvaziamento gástrico, reduz o apetite e provoca perda ponderal. Após o lançamento do liraglutide em 2011, um estudo de 12 semanas foi elaborado incluindo pacientes com diabetes tipo 1 e demonstrou impacto positivo em perda ponderal, melhora do controle glicêmico e redução na pressão arterial sistólica.

Leia mais: Repaglinida pode ser alternativa eficaz à insulina para diabéticos com fibrose cística?

Um novo estudo randomizado duplo-cego, de duração de 1 ano, com 46 pacientes diabéticos tipo 1 foi apresentado em 2018 e examinou os efeitos do liraglutide nessa população. Do total, 26 pacientes receberam diariamente liraglutide na dose de 1,8 mg e os demais, placebo por 26 semanas. Na 52ª semana, o grupo do liraglutide demonstrou resultados semelhantes ao estudo anterior:

  • Queda estatisticamente significativa nos níveis de hemoglobina glicada;
  • Perda ponderal;
  • Redução da pressão arterial sistólica.

Conclusões

O diabetes mellitus tipo 1 geralmente se manifesta em pacientes jovens e está associado a altas taxas de complicações, como retinopatia, nefropatia e doença renal terminal, neuropatia, doença macrovascular e morte prematura. Esses pacientes enfrentam dificuldade em alcançar níveis de glicose sérica próximos à faixa normal com o uso isolado de insulina, portanto a disponibilidade de uma medicação adicional que seja eficaz pode auxiliar na prevenção dessas complicações.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar