Coronavírus: pandemia acelera em quase todos os países, alerta OMS

A OMS afirmou que nos últimos dias os novos casos de coronavírus subiram em 100 mil, elevando o total de indivíduos infectados a mais de 300 mil.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, ontem, 23, que nos últimos quatro dias os novos casos de coronavírus subiram em 100 mil, elevando o total de indivíduos infectados a mais de 300 mil em quase todos os países do mundo.

Para comparar a velocidade que a pandemia ganhou nos últimos dias, a entidade informou que o número de casos de Covid-19 atingiu a marca de 100 mil em 67 dias, mas levou apenas onze dias para dobrar e atingir 200 mil casos e outros quatro dias para chegar a 300 mil casos.

As autoridades da OMS voltaram a reforçar a necessidade dos países testarem todos os casos suspeitos da doença, isolando e cuidando de casos confirmados e rastreando e colocando em quarentena todos os contatos próximos.

homem mais velho com máscara por coronavírus

Evolução da pandemia de coronavírus

O Brasil demorou mais para passar de cem para mil casos de Covid-19 do que países como Itália e Espanha, segundo os dados compilados pela Universidade Johns Hopkins, em Maryland, nos Estados Unidos.

O país passou de cem pessoas infectadas com o novo coronavírus no dia 13 de março. Naquele dia, foram registrados 151 casos. Oito dias depois, em 21 de março, o Brasil atingiu o milésimo teste positivo e chegou a 1.021 pessoas com a enfermidade.

Na Itália, esse movimento aconteceu entre 23 e 29 de fevereiro (seis dias); na Espanha, entre 02 e 09 de março (sete dias), significando que o ritmo de infecções no país está mais lento. Mas o resultado dessa conta também depende do número de testes realizados, alertam os especialistas.

Itália e Espanha são os países europeus mais afetados pelo vírus, com 63.927 mil casos e 5,4 mil óbitos para o lado italiano. Já no lado espanhol, há 39.673 mil pacientes com 6.077 mil óbitos, com dados referentes ao dia 23 de março.

O chefe da Agência de Proteção Civil da Itália reconheceu nesta terça-feira (23/3) que o número de casos de Covid-19 no país pode ser dez vezes maior do que o reportado oficialmente.

Caso a proporção da subnotificação siga a estimativa, pelo menos 640 mil indivíduos teriam contraído a nova doença na Itália desde o início da pandemia. Os italianos concentram, até o momento, o maior número de óbitos no mundo, com quase o dobro da China, epicentro global do novo coronavírus.

Leia mais: 6 dicas para praticar telemedicina durante a pandemia de coronavírus

Estados Unidos pode se tornar o novo epicentro da pandemia

A OMS informou também hoje, 24, que está vendo a aceleração muito grande em número de casos da doença nos Estados Unidos, o que representa potencial para o país se tornar o novo epicentro da pandemia.

Nova York é o estado mais afetado, representando metade dos diagnósticos reportados nos Estados Unidos, com quase 21 mil casos. Todos os 50 estados americanos têm pacientes de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, 85% dos novos contágios reportados em todo o mundo tinham origem nos Estados Unidos e na Europa.

Profissionais da saúde infectados

A OMS ainda alertou para o aumento de infecção entre os profissionais de saúde que estão na linha de frente, reforçando que são necessários equipamentos de proteção adequados contra a infecção.

“Mesmo se fizermos tudo certo, se não priorizarmos proteger os profissionais de saúde, muitas pessoas morrerão porque o profissional que poderia ter salvado a sua vida, estará doente”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades