Covid-19: bebês de até dois anos representam metade dos óbitos de crianças e adolescentes

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Quase metade (45%) das crianças e adolescentes brasileiros que veio a óbito por Covid-19 no ano passado eram bebês de até dois anos de idade, segundo um estudo inédito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que analisou dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade Infantil (SIM), do Ministério da Saúde.

Leia também: Editorial: A variante delta e as vacinas para Covid-19

Covid-19: bebês de até dois anos representam metade dos óbitos de crianças e adolescentes

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Recém-nascidos

Outra descoberta importante do levantamento financiado pelo Programa Fiocruz de Fomento à Inovação (Inova Fiocruz), é as mortes por Covid-19 entre recém-nascidos (bebês com menos de 28 dias de vida) representaram 9% de todos os óbitos provocados pela enfermidade entre crianças e adolescentes, enquanto bebês com idade entre 28 dias até menos de um ano responderam por 28% dessas mortes. A faixa etária de um ano concentrou 8% dos óbitos entre crianças e adolescentes e de dois anos, 5%.

“Estratificamos os dados obtidos no SIM para mensurar o impacto da Covid-19 entre menores de 18 anos. No ano passado, foram registrados 1.207 óbitos nessa faixa etária, sendo 110 entre recém-nascidos com menos de 28 dias de vida. Esperamos que essas conclusões orientem políticas públicas para o enfrentamento da pandemia”, explica o coordenador da pesquisa, Cristiano Boccolini, do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Saiba mais: Covid-19: sintomas de longa duração são raros em crianças e adolescentes

O coordenador alertou ainda no portal da instituição que é mais comum que crianças e adolescentes tenham formas assintomáticas de Covid-19, porém não estão imunes a formas graves. Boccolini ressaltou que a vacinação de adultos deve ser acelerada, com prioridade para gestantes e lactantes.

O pesquisador recomendou que os médicos orientem as pacientes mães com Covid-19 para continuarem a amamentar os filhos, caso ambos tiverem condições físicas para tal, uma vez que os benefícios da amamentação superam em muito os riscos de contaminação.

Estudo procura voluntárias grávidas e puérperas

Coordenado por pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), um estudo está investigando a importância dos anticorpos do novo coronavírus, presentes no leite materno, na proteção do bebê contra a Covid-19.

A equipe do projeto PROTECTCoV-19 está procurando voluntárias grávidas, a partir da 28º semana de gestação, e puérperas, com idade maior ou igual a 18 anos, para participar do estudo, que pretende saber o papel dos anticorpos do leite materno na proteção contra a doença.

Para participar do estudo, as interessadas devem preencher o formulário online. As participantes receberão a visita domiciliar para conhecer todas as etapas da pesquisa, incluindo a coleta do leite e amostra sanguínea.

Nos próximos 30 dias, os pesquisadores pretendem divulgar os primeiros resultados deste estudo, mostrando um retrato da distribuição dos anticorpos no leite materno. O projeto ganha novo apelo neste mês de agosto, marcado por campanhas que simbolizam o aleitamento materno no país e no mundo.  

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar