Leia mais:
Leia mais:
Revacinação contra a covid-19 para não respondedores portadores de doenças autoimunes sistêmicas é eficaz?
Ômicron: a nova variante de preocupação do SARS-CoV-2
Atividade Física e Covid-19: miocardite pós Covid-19 e a restrição aos exercícios físicos [vídeo]
Molnupiravir: o que sabemos sobre o novo tratamento contra a Covid-19
Pandemia pode ter provocado a morte de até 180 mil profissionais da saúde, segundo OMS

Covid-19: é correta a baixa inclusão de gestantes nos ensaios clínicos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em meio à pandemia da Covid-19, nos deparamos com o rápido surgimento de milhares de estudos a fim de conhecer melhor esta patologia e definir quais testes diagnósticos mais acurados, fatores prognósticos e tratamentos mais adequados. Temos vários ensaios clínicos em andamento comparando diversas medicações, mas algo que chama muita atenção é o fato de a grande maioria destes estudos excluírem as gestantes, inclusive em avaliações que utilizam drogas com perfil de segurança já conhecido na gestação. 

Artigo publicado pela The Lancet no último dia 16 de dezembro, revisou 10 ensaios clínicos de tratamento da Covid- 19 com inclusão de gestantes. Estes estudos foram realizados em diferentes países, entre eles Estados, Unidos, China e Brasil e obrigatoriamente deveriam contar pelo menos com uso de 1 medicação não biológica dentre 6 avaliadas (remdesevir, lopinavir-ritonavir, interferon beta, corticóide, cloroquina e ivermectina) ou alta dose de vitaminas. Essas medicações em geral já foram utilizadas em grávidas por outras doenças. O estudo visou principalmente mostrar que as gestantes têm sido excluídas da grande maioria dos ensaios clínicos da Covid-19. 

gestantes

O uso dos medicamentos em gestantes com Covid-19

Apesar de não citar a eficácia das medicações contempladas na revisão, o estudo comenta sobre o perfil de segurança das drogas. Lopinavir-ritonavir, já amplamente utilizado em pacientes gestantes com HIV não apresenta maior número de anomalias nos bebês, é considerado pela FDA categoria C (sem estudos adequados em mulheres, alguns efeitos colaterais em fetos animais, mas seu benefício pode justificar os riscos). Ivermectina também se enquadra nesta categoria. Cloroquina, amplamente utilizada no tratamento da malária, também não mostra dano fetal. Remdesevir, já utilizado no Ebola previamente sem efeitos colaterais importantes. Interferon beta, usado na esclerose múltipla, pode ser considerado categoria B ou C na gestação a depender do subtipo.  E por fim o corticoide, que em baixa dose apresenta bom perfil de segurança no segundo e terceiro trimestre. 

Para obtenção dos registros avaliados na revisão, os pesquisadores buscaram  21 bases de dados internacionais em 2 tempos diferentes (abril e julho de 2020) e notou-se que em mais de 74% das vezes  as gestantes foram excluídas nos estudos contidos na literatura até o momento e em geral sem explicitar o motivo. O que vai contra ao que se espera, uma vez que a infecção neste grupo de pacientes apresenta um risco até 5 vezes maior de necessitar de cuidados intensivos e 4 vezes mais de ventilação mecânica comparada às mulheres não gestantes. 

Mensagem prática

Apesar da nossa insegurança em relação à Covid-19 e até o momento poucas medicações eficazes em seu tratamento, uma maior inclusão de gestantes nos ensaios clínicos é essencial para avaliar a eficácia das medidas neste grupo e seus efeitos colaterais, visando principalmente melhores desfechos maternos e neonatais. 

Autor(a):

Referência Bibliográfica: 

  • Taylor MM, Kobeissi L, Amin A, et al. Inclusion of pregnant women in COVID-19 treatment trials: a review and global call to action. Lancet Glob Health 2020. Published Online December 16, 2020 https://doi.org/10.1016/ S2214-109X(20)30484-8
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.