Leia mais:
Leia mais:
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?
Ômicron XE: entenda o que é a variante recombinante do SARS-CoV-2
Vacinas contra covid-19: O que temos descrito sobre alterações da retina pós vacina?

Covid-19: Fabricante faz recall de milhões de autotestes de antígeno nos EUA

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Recentemente, indo ao encontro do entendimento de outras Agências internacionais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a comercialização e o uso dos chamados autotestes  para detecção do antígeno do Sars-CoV-2 no Brasil.  

E, seguindo a resolução da Anvisa, os autotestes para Covid-19 devem ser submetidos a um monitoramento pós-comercialização, a fim de que haja a possibilidade da notificação rápida de queixas técnicas e eventos adversos. 

Nos Estados Unidos, assim como em grande parte dos países desenvolvidos, o uso de autotestes já é realidade há mais de um ano. Dessa forma, devido ao tempo maior de comercialização desses dispositivos, algumas inconformidades já foram detectadas e relatadas às Autoridades, como é o caso do recolhimento desses testes. 

autotestes

O comunicado de recall 

O FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano equivalente à Anvisa, emitiu um comunicado no final de 2021, anunciando um recall de alguns lotes de um dos autotestes previamente aprovados pela Agência.  

Foi observado uma quantidade maior que a aceitável de resultados falso-positivos do teste “Ellume COVID-19 Home Test”. Após a análise pelo FDA, o recall foi considerado como “Classe I”, o tipo mais sério de recolhimento segundo a classificação da Agência. 

Um total de 35 notificações de resultados falso-positivos foi relatada ao FDA sem, contudo, registros de óbitos. Devido a esses resultados, houve a necessidade do recolhimento de mais de dois milhões de testes (precisamente 2,212,335) de diferentes lotes do produto. 

Quais os possíveis impactos que um resultado falso-positivo pode acarretar? 

Esse tipo de resultado leva a impressão de que a pessoa possui o vírus, quando, na verdade, ela não está contaminada. Algumas consequências foram listadas pelo FDA, como por exemplo: 

  • O atraso no diagnóstico e tratamento da real condição clínica que o paciente eventualmente apresenta; 
  • Possibilidade de transmissão do SARS-CoV-2 quando, baseado em um resultado falso, pacientes presumidamente positivos são colocados juntos em um mesmo ambiente; 
  • Tratamento desnecessário para Covid-19, o que pode desencadear efeitos colaterais; 
  • Desconsideração de precauções recomendadas contra a Covid-19, incluindo vacinação; 
  • Necessidade de isolamento social e afastamento da escola/trabalho.

Mensagem final 

Ao proporcionar resultados quase que imediatos para uma rápida tomada de decisão, os autotestes são considerados uma importante ferramenta de triagem para os casos de Covid-19, auxiliando a interromper a cadeia de transmissão.  

Entretanto, assim como todo teste laboratorial, seu desempenho analítico pode ser afetado por variáveis situações e interferências, dentre elas a possibilidade de resultados falso-positivos (assim como falso-negativos).  

No Brasil, os resultados dos autotestes possuem caráter estritamente orientativo, ou seja, de triagem. Dessa forma, é recomendado que o indivíduo procure atendimento em um serviço de saúde para a confirmação diagnóstica, permitindo a notificação do caso e demais orientações necessárias.  

Importante salientar que, até o momento, seis autotestes já foram aprovados pela Anvisa, contudo, esses testes são de fabricantes diferentes do produto objeto desse recall americano. 

Referências bibliográficas: 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.