Leia mais:
Leia mais:
A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis
Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?

Anvisa aprova primeira marca de autoteste de covid-19 no Brasil

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nesta quinta-feira, 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro pedido de registro de um autoteste para covid-19. O produto foi nomeado de “Novel Coronavírus Autoteste Antígeno” e é fabricado pela empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos Ltda. 

O autoteste funcionará com coleta por meio do swab a ser inserido nas narinas. O resultado deve sair em 15 minutos.  

autoteste

A decisão  

A Anvisa destacou os critérios para a avaliação do autoteste em sua publicação: “Para conceder o registro a Anvisa analisa uma série de requisitos técnicos, entre os quais estão a usabilidade e o gerenciamento de risco, que servem para adequar o produto para uso por pessoas leigas dando maior segurança no seu uso”. Além disso, a agência disponibilizou diversas orientações aprovadas para o uso do produto. 

Os autotestes  

O autoteste é parecido com o teste rápido, mas que pode ser realizado por indivíduos comuns, em casa ou em qualquer outro lugar. O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab para a coleta nasal. O resultado não servirá para apresentação para viagens ou atestado médico. 

Eles já são utilizados em países como Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos como uma estratégia de triagem e medida adicional no combate à pandemia. 

A Anvisa decidiu aprovar a solicitação de registro, distribuição, comercialização e utilização de autotestes de Covid-19 no Brasil para os testes de antígenos no último dia 29 de janeiro. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Referências bibliográficas: 

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.