Covid-19: FDA autoriza antiviral oral da Merck para tratamento em determinados casos de Covid-19

O FDA emitiu uma autorização de uso de emergência para o Molnupiravir, da Merck, no tratamento da Covid-19 em algumas ocasiões específicas.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A Food and Drug Administration (FDA) emitiu uma autorização de uso de emergência para o Molnupiravir, da Merck, no tratamento da Covid-19 com gravidade leve a moderada em adultos com resultados positivos no teste viral, e que estão em alto risco de progressão para a forma grave da doença, incluindo hospitalização ou óbito, e para quem as opções de tratamento alternativas autorizadas nos Estados Unidos não são acessíveis ou clinicamente adequadas. 

Confira: Molnupiravir: updates do uso da substância na Covid-19 [vídeo]

Esta é a segunda aprovação, sendo a primeira o Paxlovid, da Pfizer. Ambos os remédios estão disponíveis apenas por prescrição e devem ser iniciados assim que possível após o diagnóstico de Covid-19 e dentro de cinco dias após o início dos sintomas. 

O Molnupiravir, da Merck, não está autorizado para uso em pacientes menores de 18 anos de idade, uma vez que pode afetar o crescimento dos ossos e da cartilagem. 

Importante destacar que nenhum desses medicamentos está autorizado para a pré-exposição ou pós-exposição de Covid-19 ou o início do tratamento em pacientes hospitalizados com a enfermidade, pois o benefício do tratamento não foi observado após a hospitalização. Vale ressaltar ainda que os dois fármacos são considerados substitutos da vacinação.

Molnupiravir 

O Molnupiravir é um medicamento que age introduzindo erros no código genético do novo coronavírus, impedindo a sua replicação. É administrado na forma de quatro cápsulas de 200 miligramas por via oral a cada 12 horas durante cinco dias, para um total de 40 cápsulas. O remédio não está autorizado para uso por mais de cinco dias consecutivos. 

O medicamento da Merck reduziu as hospitalizações e óbitos em seu ensaio clínico de pacientes de alto risco em cerca de 30%. 

Aqui no Brasil, a empresa MSD, que fabrica o Molnupiravir, ingressou em novembro com um pedido junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial do medicamento no país. 

Outras aprovações 

A FDA também autorizou, no início de dezembro, o uso do coquetel de anticorpos da AstraZeneca, chamado de Evusheld, para prevenir infecções por Covid-19 em indivíduos com sistema imunológico fraco ou histórico de efeitos colaterais graves de vacinas contra o novo coronavírus. 

O coquetel de anticorpos está autorizado apenas para adultos e adolescentes que não estão atualmente infectados com o novo coronavírus e não foram recentemente expostos a um indivíduo infectado.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão