Leia mais:
Leia mais:
Afinal, o tipo sanguíneo influencia na gravidade da Covid-19?
Covid-19: O que precisamos saber sobre os testes rápidos para a prática clínica?
Duas doses da CoronaVac neutralizam ação da variante Ômicron? 
Anvisa pede atualizações a farmacêuticas sobre uso de anticorpos monoclonais contra Covid-19
Covid-19: OPAS/OMS alerta sobre o uso racional de testes de diagnóstico

Covid-19: FDA autoriza antiviral oral da Merck para tratamento em determinados casos de Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Food and Drug Administration (FDA) emitiu uma autorização de uso de emergência para o Molnupiravir, da Merck, no tratamento da Covid-19 com gravidade leve a moderada em adultos com resultados positivos no teste viral, e que estão em alto risco de progressão para a forma grave da doença, incluindo hospitalização ou óbito, e para quem as opções de tratamento alternativas autorizadas nos Estados Unidos não são acessíveis ou clinicamente adequadas. 

Confira: Molnupiravir: updates do uso da substância na Covid-19 [vídeo]

Esta é a segunda aprovação, sendo a primeira o Paxlovid, da Pfizer. Ambos os remédios estão disponíveis apenas por prescrição e devem ser iniciados assim que possível após o diagnóstico de Covid-19 e dentro de cinco dias após o início dos sintomas. 

O Molnupiravir, da Merck, não está autorizado para uso em pacientes menores de 18 anos de idade, uma vez que pode afetar o crescimento dos ossos e da cartilagem. 

Importante destacar que nenhum desses medicamentos está autorizado para a pré-exposição ou pós-exposição de Covid-19 ou o início do tratamento em pacientes hospitalizados com a enfermidade, pois o benefício do tratamento não foi observado após a hospitalização. Vale ressaltar ainda que os dois fármacos são considerados substitutos da vacinação.

Molnupiravir 

O Molnupiravir é um medicamento que age introduzindo erros no código genético do novo coronavírus, impedindo a sua replicação. É administrado na forma de quatro cápsulas de 200 miligramas por via oral a cada 12 horas durante cinco dias, para um total de 40 cápsulas. O remédio não está autorizado para uso por mais de cinco dias consecutivos. 

O medicamento da Merck reduziu as hospitalizações e óbitos em seu ensaio clínico de pacientes de alto risco em cerca de 30%. 

Aqui no Brasil, a empresa MSD, que fabrica o Molnupiravir, ingressou em novembro com um pedido junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial do medicamento no país. 

Outras aprovações 

A FDA também autorizou, no início de dezembro, o uso do coquetel de anticorpos da AstraZeneca, chamado de Evusheld, para prevenir infecções por Covid-19 em indivíduos com sistema imunológico fraco ou histórico de efeitos colaterais graves de vacinas contra o novo coronavírus. 

O coquetel de anticorpos está autorizado apenas para adultos e adolescentes que não estão atualmente infectados com o novo coronavírus e não foram recentemente expostos a um indivíduo infectado.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autora:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.