Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: anticorpos da vacina de Covid-19 na gestação, síndrome do impostor e mais! [podcast]
Atividade física e Covid-19: a importância da reavaliação médica no retorno aos treinos
Infográfico de vacinação contra Covid-19 no Brasil
AAP 2021: terapia com plasma convalescente em adolescente com Covid-19 – relato de caso
AAP 2021: estratégias não farmacológicas para ansiedade em adolescentes durante a pandemia

Covid-19: Ministério da Saúde assina contrato de compra de doses da Sputnik V

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Na última sexta-feira, 12, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 10 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pelo instituto Gamaleya, a Sputnik V. As doses correspondentes ao contrato serão importadas a partir de abril, sendo 400 mil na primeira leva, 2 milhões até o fim de maio e 7,6 milhões em junho, segundo o primeiro cronograma apresentado.

Apesar da assinatura do contrato, a vacina ainda não possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial, nem registro definitivo. O pedido deve ser feito pela União Química, que possui parceria com instituição russa.

Leia também: O menu de vacinas anti-Covid-19: quais as opções temos disponíveis até o momento?

Porém, este primeiro contrato ainda não fala sobre a produção nacional. A farmacêutica brasileira informou que fabricar o imunizante em estruturas que possui em São Paulo e no Distrito Federal para atender a demanda nacional. Esta possibilidade ainda será avaliada pelo Ministério e, se aprovada, outro acordo será realizado.

vidros de vacina da Sputnik V

Sputnik V

A vacina de vetor viral chamada de Sputnik utiliza dois adenovírus diferentes: Ad26 e Ad5, um em cada dose do imunizante. O objetivo dos pesquisadores é que isso resulte em uma resposta imunológica mais forte e duradoura. O vetor viral é uma plataforma que, além de segura e eficaz, permite a produção em larga escala.

Segundo os resultados preliminares, divulgados na revista Lancet, a vacina teve cerca de 92% de eficácia contra a Covid-19, além de se mostrar segura. A previsão é que os resultados mais robustos, dos estudos de fase 3, sejam divulgados apenas em maio deste ano.

Outras compras confirmadas

Após a autorização de compra de vacinas pelos Estados, os governados do Piauí e da Bahia também anunciaram a compra de doses da Sputnik V. O primeiro divulgou a compra de 39,6 milhões, por meio do Consórcio Nordeste, e o segundo, de seis milhões de doses do imunizante.

Além disso, prefeitos de Belo Horizonte (MG), Betim (MG) e Maricá (RJ) também anunciaram acordos pela compra da vacina russa.

Veja mais: Covid-19: vacinação e doação de sangue

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar