Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Clínica Médica / Covid-19: Novas orientações para uso e fabricação de máscaras de pano são divulgadas pela OMS

Covid-19: Novas orientações para uso e fabricação de máscaras de pano são divulgadas pela OMS

Esse conteúdo é exclusivo para
usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

Foram divulgadas novas orientações para o uso e a fabricação de máscaras de pano para proteção contra a Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O órgão internacional ampliou as circunstâncias em que as máscaras devem ser utilizadas e explicou informações sobre os materiais que funcionam melhor para conter a disseminação do novo coronavírus.

Máscaras de pano contra a Covid-19

De acordo com a OMS, as novas recomendações são:

  • Todos os indivíduos devem usar a máscara onde houver transmissão ampla da doença e em situações em que o distanciamento social não é possível, como no transporte público;
  • Ainda em áreas com ampla transmissão, todos os indivíduos que trabalham nas áreas clínicas de uma unidade de saúde devem utilizar a máscara, não apenas para os que lidam diretamente com pacientes com a Covid-19;
  • Indivíduos a partir de 60 anos ou com doenças preexistentes devem usar a máscara em áreas de transmissão comunitária em situações em que o distanciamento físico não é possível.

“Quando um médico faz uma consulta nas unidades de Cardiologia ou de Cuidados Paliativos, onde não há pacientes confirmados com Covid-19, eles ainda devem usar uma máscara médica. Isso além do uso de acessórios especiais, como respiradores, para profissionais que estejam próximos a procedimentos que gerem aerossóis”, explicou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva no dia 5 de junho.

Além dessas novas orientações, as anteriores também continuam valendo:

  • Indivíduos com sintomas da doença devem permanecer em casa e consultar um médico;
  • Indivíduos com diagnóstico confirmado de Covid-19 devem ser isolados e tratadas em uma unidade de saúde, e seus contatos devem ser informados e colocados em quarentena;
  • Caso seja absolutamente necessário que um indivíduo doente ou alguém que teve contato com ela saia de casa, eles devem utilizar uma máscara médica;
  • Cuidadores de indivíduos infectados devem usar uma máscara médica enquanto estiverem no mesmo cômodo;
  • Profissionais de saúde devem utilizar máscaras médicas e outros equipamentos de proteção ao lidar com pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Além disso, a OMS divulgou novas orientações sobre máscaras de pano, recomendando que elas consistam em pelo menos três camadas de materiais diferentes: uma camada interna com um material absorvente como algodão, uma camada intermediária de materiais não tecidos como polipropileno (para o filtro) e uma camada externa, que é um material não absorvente, como poliéster ou uma mistura.

Leia também: Covid-19: universidade institui novo processo de desinfecção de máscaras N95

Máscaras não são suficientes, alerta a OMS

Ao divulgar as novas orientações, a entidade reforçou que apenas o uso das máscaras não são suficientes para evitar a disseminação do novo coronavírus.

“As máscaras não substituem o distanciamento físico, a higiene das mãos e outras medidas de saúde pública. São benéficas apenas como parte de uma abordagem abrangente na luta contra a pandemia. A base da resposta em todos os países deve ser encontrar, isolar, testar e cuidar de todos os casos, além de rastrear e colocar em quarentena todos os contatos. É isso que sabemos que funciona. Essa é a melhor defesa de todos os países contra a Covid-19”, declarou disse Tedros Ghebreyesus.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autora:

Referências bibliográficas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.