Leia mais:
Leia mais:
A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis
Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?

Covid-19: OPAS/OMS alerta sobre o uso racional de testes de diagnóstico

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Devido, notadamente, à introdução da variante Ômicron em nosso meio, um aumento exponencial do número de casos de Covid-19 pôde ser observado nas últimas semanas em nossa região. Adicionado a esse fator, surtos de influenza A (H3N2) estão em curso em vários países, fazendo elevar a quantidade de pacientes com síndrome gripal, quadro clínico semelhante à da Covid-19. 

Diante desse cenário epidemiológico desafiador, a demanda por testes diagnósticos de Covid-19, seja pelos testes rápidos de antígeno ou pelos moleculares (RT-PCR), está sendo muito maior que a oferta. Essa intensa procura causou uma escassez generalizada de testes, insumos e equipamentos laboratoriais, levando a uma redução da disponibilidade desses testes em várias localidades.  

Paralelamente, o afastamento de uma proporção significativa de profissionais de saúde acometidos pela infecção, dentre eles os da área laboratorial envolvidos com os exames diagnósticos (ex.: cadastro, coleta, execução, interpretação, liberação), fez com que também houvesse uma diminuição da capacidade de processamento dos exames nos laboratórios clínicos.

Saiba mais: Covid-19: Entidades médicas recomendam o uso do teste rápido de antígeno

OPAS/OMS

Recomendações da OPAS/OMS 

Nessa conjuntura, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) emitiu, no dia 10 de janeiro de 2022, um alerta epidemiológico aos seus estados-membros. Dentre as principais orientações quanto ao uso e priorização dos testes diagnósticos (antígeno e/ou RT-PCR), a OPAS/OMS recomenda que eles sejam realizados sob as seguintes circunstâncias:  

  • Todos os casos que exigem hospitalização devido a sintomas respiratórios;  
  • Pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença;  
  • Profissionais de saúde com sintomas respiratórios (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho); 
  • Pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos, para detecção de Covid-19 de acordo com as normas de cada país/território e de cada instituição;
  • Profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais e presenciais, como profissionais de segurança (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho).  

Situações em que o teste NÃO é recomendado:  

  • Indivíduos assintomáticos (inclusive contatos); 
  • Como requisito para sair do isolamento;  
  • Para acessar locais públicos.

Leia também: O que são e o que falta para termos autotestes disponíveis?

Considerações finais 

O diagnóstico etiológico do agente causador das síndromes respiratórias, notadamente nesse momento de alta circulação simultânea do SARS-Cov-2 e do vírus influenza A (H3N2), é importante não só do ponto de vista epidemiológico, como também para o manejo e tratamento clínico específicos.  

Nesse momento, devido ao acesso limitado em nosso País, é prudente adotarmos medidas para a priorização e racionalização dos testes diagnósticos da Covid-19, assegurando o suprimento e a disponibilidade adequada desses testes para vigilância epidemiológica e atenção médica de quem mais precisa.

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.