Leia mais:
Leia mais:
A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis
Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?

Covid-19: Prefeitura do Rio de Janeiro suspende obrigatoriedade do uso de máscaras

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Na última segunda-feira, 7, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decretou que moradores do município não precisam mais usar máscaras para proteção contra a covid-19 em qualquer lugar, sejam eles abertos ou fechados. A decisão veio após uma reunião com o Comitê Científico da prefeitura do Rio, que recomendou a iniciativa.  

Máscaras PFF2 e PFF3: proteja-se na sua prática clínica 

uso de máscara

A recomendação do Comitê Científico 

A determinação do Comitê Científico afirma que a cidade se encontra diante do melhor cenário epidemiológico da pandemia, considerando este o melhor momento para a retirada da obrigatoriedade das máscaras.  

O secretário de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, destacou em sua conta oficial do Twitter que o Rio tem hoje uma das melhores coberturas vacinais do Brasil, colocando a cidade em situação para reduzir as medidas restritivas. 

Além disso, o secretário também publicou que desde o dia 19 de fevereiro, a cidade tem uma taxa de positividade em testes para covid-19 menor que 5%, número este que, segundo a OMS, indica que a pandemia está sob controle na região. 

As exceções 

A prefeitura do Rio ainda recomenda que pessoas com comorbidades graves e imunossuprimidas continuem com o uso da máscara para se protegerem de uma possível contaminação pela covid-19.  

Indivíduos que manifestarem sintomas da doença também devem manter a proteção, com o objetivo de evitar a possível transmissão.  

Situação em outras capitais 

Em território nacional, apenas as capitais Rio de Janeiro e Natal liberaram o uso da máscara em ambientes abertos e fechados. Capitais como Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e outras, é permitido ficar sem máscara apenas em lugares abertos. 

Algumas das capitais que ainda exigem o uso de máscara em ambientes abertos e fechados são Aracaju, Belém, Cuiabá, entre outras.  

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED  

Referências bibliográficas: 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.