Covid-19: vacina da Janssen consegue registro definitivo no Brasil

A vacina contra a Covid-19 da Janssen conseguiu o registro definitivo no Brasil na última terça-feira (5/4).

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A vacina contra a Covid-19 da Janssen-Cilag conseguiu o registro definitivo no Brasil nesta terça-feira (5/4). A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tinha aprovado o imunizante para uso emergencial desde 31 de março do ano passado.

Essa aprovação do registro inclui a dose de reforço do fabricante que era aplicada em dose única, diferente das demais. As bulas atualizadas da vacina podem ser acessadas neste link.

Com isso, o imunizante recebe o status de “padrão ouro” da Agência.

“Essa é a consolidação da análise dos melhores dados disponíveis e de forma completa, com informações mais robustas dos estudos de qualidade, eficácia e segurança, assim como do plano de mitigação dos riscos e da adoção das medidas de monitoramento. Com o registro definitivo aprovado pela Anvisa, a população recebe um atestado de que o produto passou por exigências comparáveis às das melhores agências reguladoras do mundo”, explicou o gerente-geral de Medicamentos e Insumos Biológicos da Agência, Gustavo Mendes.

Saiba mais: Sete estados iniciam aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19

Janssen

Mais sobre a vacina

A vacina da Janssen é baseada em um vetor de adenovírus sorotipo 26 (Ad26.COV2.S), indicada para imunizar a população a partir de 18 anos.

De acordo com a nota da Anvisa, “o imunizante é aplicado em dose única de 0,5ml para imunização primária. Adicionalmente, uma dose de reforço de 0,5 ml da vacina pode ser administrada, no mínimo, dois meses após a primeira dose”.

O imunizante também pode ser administrado como dose de reforço com combinação heteróloga, ou seja, de vacinas contra a Covid-19 diferentes. Essa é a estratégia mais eficaz para a dose de reforço. O intervalo para a dose de reforço é igual ao autorizado para o imunizante utilizado na vacinação primária.

“O prazo de validade do produto é de 24 meses, quando armazenado em temperatura entre -25°C a -15°C. Após o descongelamento, o imunizante deve ser conservado sob refrigeração à temperatura de 2°C a 8°C. Nesta condição, a vacina possui validade de seis meses”, concluiu a Anvisa.

Ampliado prazo de validade de lotes da vacina da Fiocruz já distribuídos pelo Ministério da Saúde

A Anvisa autorizou a ampliação do prazo de validade de lotes da vacina contra a Covid-19 (recombinante) produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional e distribuídos pelo Ministério da Saúde de seis para nove meses.

A Agência já havia autorizado o novo prazo de validade para todos os lotes fabricados após o dia 30 de março no mês passado. Com a nova decisão, a validade de nove meses se estende para os lotes já fabricados e distribuídos pelo Governo Federal. Confira a lista dos lotes neste link.

Os especialistas consideraram pareceres emitidos pelas áreas de registro e inspeção sanitária da Anvisa, além da avaliação dos técnicos sobre as ações indicadas pelo fabricante, que permitem a rastreabilidade e a identificação dos lotes já distribuídos.

Com mais essa autorização, os lotes constantes desta lista – embora tragam a validade de seis meses no rótulo por terem sido fabricados antes da ampliação do prazo – podem ser utilizados por nove meses.

Já os novos lotes, fabricados após 30 de março, devem trazer no rótulo, obrigatoriamente, o novo prazo de validade aprovado de nove meses.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Anvisa aprova registro definitivo da vacina Covid-19 da Janssen. Anvisa. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-aprova-registro-definitivo-da-vacina-covid-19-da-janssen