Leia mais:
Leia mais:
A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis
Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?

Sete estados iniciam aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Sete estados brasileiros já começaram a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 no público em geral, seguindo o critério de faixa etária: São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.

Todos os imunizantes disponíveis na rede poderão ser aplicados nesta nova etapa da campanha: CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. Vale lembrar que para receber a quarta dose é necessário um intervalo mínimo de quatro meses em relação à terceira.

Até o momento, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação da quarta dose apenas para pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos, seguindo a mesma orientação de intervalo.

Dezessete estados e o Distrito Federal aplicam a quarta dose apenas entre as pessoas imunossuprimidas: Tocantins, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Alagoas, Goiás, Acre, Santa Catarina, Amapá, Maranhão, Piauí e Sergipe.

Nos estados de Roraima e Rondônia a aplicação da quarta dose ainda não tem data para começar.

Leia também: Medicamentos contra a covid-19 estão aprovados no Brasil, mas fora do SUS

vacina contra covid-19

Vacinação em São Paulo

A aplicação da quarta dose da vacina de covid-19 em São Paulo começou nesta segunda-feira (21/3) para os idosos acima de 80 anos de idade e deve atingir cerca de 900 mil pessoas nesta faixa etária.

“Durante a circulação da ômicron, os idosos acima de 80 anos foram os que mais sentiram o impacto da variante, com um alto número de óbitos. Sendo assim, é fundamental que todos desta faixa etária procurem uma unidade de saúde para tomar a quarta dose e se manterem protegidos”, disse a Coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, em entrevista aos veículos de imprensa.

São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a atingir a meta de 90% do público elegível, acima de cinco anos, com duas doses. Mais de 103 milhões de doses foram aplicadas durante a campanha nos 645 municípios.

E mais: São Paulo foi o primeiro a atingir a meta de vacinação estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Somos o primeiro estado a ter a população com as duas doses elegível, ou seja, aquela acima de cinco anos. Se fossemos um país, seríamos o terceiro país do mundo”, destacou Regiane de Paula.

Ela também reforçou a importância da aplicação da segunda dose nos faltosos que não procuraram os postos de vacinação para completar o ciclo vacinal: 2,8 milhões de indivíduos.

Deste total, cerca de 800 mil são crianças de cinco a onze anos de idade. A terceira dose também está disponível para cerca de 10 milhões de pessoas.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# São Paulo começa hoje aplicação da quarta dose da vacina contra covid-19. Governo de São Paulo. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/sp-comeca-hoje-aplicacao-da-quarta-dose-da-vacina-contra-covid-19
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.