Covid-19: vacina da Pfizer começa a ser testada em gestantes no Brasil

Cerca de 200 gestantes saudáveis participam do estudo brasileiro. Elas receberão duas doses vacina da Pfizer. Saiba mais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Foi anunciado o início dos testes da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 em gestantes no Brasil na última terça-feira (25/5). Serão avaliados pontos importantes, como a segurança do imunizante para a grávida, o bebê e a transferência de anticorpos.

Segundo o Ministério da Saúde, conforme parecer divulgado em abril deste ano, os benefícios da vacinação em gestantes e puérperas superam eventuais riscos de reações adversas.

Vacina da Pfizer começa a ser testada em gestantes no Brasil

As voluntárias

Cerca de 200 gestantes maiores de 18 anos e saudáveis participam do estudo brasileiro. Elas receberão duas doses do imunizante com 21 dias de intervalo. Os recém-nascidos de mães testadas pela vacina serão monitorados até os seis meses de idade.

“As voluntárias serão seguidas de forma mais direta por uma equipe médica e terão exames realizados para saber o quanto elas criam de defesas. Depois, quando nascer, nós analisamos pelo cordão umbilical o sangue da criança, vemos se as defesas foram passadas para ela, então conseguimos avaliar a segurança desse imunizante para mãe e criança, disse Eduardo Sprinz, chefe do Serviço de Infectologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA), em entrevista ao portal GZH.

Leia também: Anvisa recomenda suspender aplicação de vacina da AstraZeneca em grávidas

Fases do estudo com a vacina da Pfizer

Os testes por aqui integrarão o ensaio mundial da Pfizer em grávidas de Fase 2/3, que testa desde fevereiro a vacina em 4 mil mulheres entre a 24ª e a 34ª semanas de gestação. Nestas etapas do estudo os pesquisadores verificam a segurança, tolerância e eficácia da vacina no público testado.

Na primeira etapa dos estudos da Pfizer, ainda em 2020, os fabricantes não incluíram as gestantes e as crianças, ressaltando que era necessário antes garantir que as vacinas fossem seguras e eficazes de maneira mais geral. Na época, a Moderna e a Pfizer até exigiram provas de um teste de gravidez negativo e um compromisso de utilizar o controle de natalidade de mulheres em idade fértil que se inscreveram como voluntárias.

Vale lembrar que as gestantes integram o grupo de risco da Covid-19, conforme esclareceu Márjori Dulcine, diretora médica da Pfizer.

“Trata-se de mais uma etapa importante no combate à Covid- 19. As grávidas têm um risco aumentado de complicações e de desenvolver a forma grave da doença. É muito importante reunirmos evidências sobre a segurança e a eficácia da vacina para este grupo pensando no binômio mamãe e bebê”, explicou Márjori Dulcine, em coletiva de imprensa.

Estudo em crianças

Em fevereiro, a Pfizer também anunciou que ainda este ano irá iniciar os testes da sua vacina com crianças entre 5 e 11 anos, mas ainda não informou a data inicial para esse estudo em questão.

Contudo, a segurança e a eficácia da vacina em adolescentes de 12 a 15 anos já estão sendo avaliados em estudos de fase 3, que devem ter os resultados divulgados no segundo trimestre deste ano.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

 

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão