Crescimento dos casos de hipertensão em jovens é preocupante no Brasil

O crescente aumento dos casos de hipertensão em adultos jovens brasileiros está preocupando as autoridades médicas e o Governo Federal.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O crescente aumento dos casos de hipertensão em adultos jovens brasileiros está preocupando as autoridades médicas e o Governo Federal. Segundo dados do estudo VIGITEL, do Ministério da Saúde, o diagnóstico de hipertensão arterial aumentou 14,2% no Brasil nos últimos dez anos.

A cidade do Rio de Janeiro tem a maior prevalência de diagnóstico médico de hipertensão (31,75) e Palmas, no Tocantins, a menor (16.9%).

A pesquisa aponta a obesidade, que teve um crescimento de 60% neste mesmo período (de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016), como um dos principais fatores responsáveis pelo índice observado não somente pela hipertensão, que agora atinge 25,7% da população, mas também no diabetes. A prevalência da obesidade no país duplica a partir dos 25 anos.

 

Outro fator que tem contribuído para esse aumento é o baixo nível de escolaridade dos adultos jovens no Brasil. Com a falta de informação adequada ao público-alvo, a adesão ao tratamento fica bem abaixo do esperado.

“O profissional brasileiro tem desempenhado um trabalho cada vez mais sedentário, combinado à alimentação industrializada e ao tabagismo. A hipertensão também tem sido mais incidente entre os 20 e 44 anos, e que a rotina atribulada desse público leva à demora pela busca do diagnóstico, contribuindo para o aumento do risco cardiovascular”, diz o cardiologista Jairo Lins Borges, do Departamento de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ainda de acordo com o estudo, a comparação com o alcance do alvo de tratamento em 30 dias, o risco de AVC e de morte aumentou 2% cada um, mostrando que quanto mais os pacientes demorarem a controlar a pressão arterial, maior o risco de complicações cardiovasculares.

homem jovem com hipertensão sendo examinado por médica

Hipertensão afeta um a cada quatro adultos no país

Trinta e quatro mortes por hora, com 829 de falecimentos por dia e mais de 302 mil óbitos no ano de 2017. Esse é o retrato das doenças cardiovasculares no Brasil, que têm como principal fator de risco a hipertensão arterial, que afeta pelo menos um a cada quatro adultos no país, segundo dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

A Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE (POF 2008-2009) aponta que o brasileiro consome mais que o dobro (quase 12g) da quantidade recomendada de sódio (5g) pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Embora 90% dos homens e 70% das mulheres consumam mais sal do que o máximo recomendado, 85,1% dos brasileiros adultos consideram o seu consumo de sal adequado.

Leia também: Diferenças em hipertensão arterial entre 3 diretrizes: SBC, AHA e ESC

Conscientização dos pacientes

Uma das ações que podem ser realizadas pelos médicos na hora da consulta médica é indicar a leitura do Guia Popular para a População Brasileira, publicação do Ministério da Saúde, que traz recomendações importantes para evitar as doenças cardiovasculares e ter uma vida mais saudável.

Outra dica muito útil é avisar que os pacientes também têm acesso às práticas corporais e atividades físicas em espaços como os Polos de Academia da Saúde, com atuação de profissionais de Educação Física, por meio de práticas da Medicina Tradicional Chinesa, homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão