CROI 2022: tratamento do HIV em crianças – estudo Tatelo

Continuando com o painel da CROI 2022 que focou no cuidado com crianças expostas ao HIV, trazemos um resumo do segundo estudo apresentado. 

Continuando com o painel da Conference on Retoviruses and Opportunistic Infections (CROI) 2022 que focou no cuidado com crianças expostas ao HIV, trazemos um resumo do segundo estudo apresentado.

Confira o primeiro estudo aqui.

criança com HIV no hospital, esperando medicamento do estudo tatelo

Estudo Tatelo

Outra estratégia avaliada e apresentada nessa edição foi o uso de anticorpos monoclonais contra HIV. O racional por trás do estudo é a hipótese de que anticorpos monoclonais neutralizantes (bNAbs) são capazes de suprimir o RNA do HIV-1 e podem conseguir depletar os reservatórios residuais. Nesse sentido, crianças que recebem TARV precocemente seriam bons candidatos para tratamento com bNAbs, uma vez que reservatórios pequenos e a diversidade limitada do vírus podem estar associados a melhores desfechos.

O estudo Tatelo é um ensaio clínico de braço único conduzido em Botswana em crianças infectadas pelo vírus HIV e que tenham recebido TARV contínua iniciada nos primeiros 7 dias de vida. Para serem elegíveis, as crianças deviam ter 96 semanas de vida ou mais e carga viral indetectável (< 40 cópias/mL) por 24 semanas antes da entrada no estudo.

As crianças incluídas receberam infusões intravenosas mensais de uma combinação de 2 bNAbs (VRCO1LS e 10-1074). O desenho do estudo incluiu três passos consecutivos:

  • Passo 1: TARV + terapia combinada com bNAb por 8 – 32 semanas (as primeiras 6 crianças incluídas receberam as duas terapias por 32 semanas; as crianças subsequentes, por 8 semanas);
  • Passo 2: terapia combinada com bNAb somente por até 24 semanas, com avaliação de carga viral a cada 1 – 2 semanas;
  • Passo 3: interrupção de terapia com bNAb e reinício de TARV (TARV foi reiniciada se carga viral > 400 cópias/mL ou após 24 semanas).

Resultados

Vinte e oito crianças foram incluídas no passo 1, com mediana de idade de 3,6 anos (2,4 – 5,6 anos) e mediana de CD4 de 1.198 células/mm³. Todas estavam em um esquema de TARV baseado em lopinavir/ritonavir. Das 28 crianças, três apresentaram rebote de viremia e foram excluídas, com 25 progredindo para o passo 2.

Dentre essas 25 crianças em que a TARV foi interrompida, 44% (11/25) mantiveram carga viral < 40 cópias/mL durante as 24 semanas de terapia somente com bNAb e foram consideradas como casos de sucesso. Cinquenta e seis por cento (14/25) das crianças apresentaram rebote, com carga viral > 400 cópias/mL antes de 24 semanas, com uma mediana de tempo de quatro semanas até a falha terapêutica. Os resultados ultrapassam os valores pré-definidos de sucesso pelo estudo, que seria de 30%.

Ao avaliar possíveis fatores relacionados a sucesso da estratégia, os autores encontraram as seguintes características: crianças com mais tempo de TARV associada a terapia com bNAb tiveram maior chance de sucesso; as crianças incluídas mais precocemente tiveram maior chance de sucesso (as com mais tempo de supressão viral foram incluídas primeiro) e crianças com características clínicas e de reservatório pré-intervenção favoráveis tiveram maior chance de sucesso.

Das 14 crianças que falharam e em que rebote foi identificado, todas tornaram-se novamente indetectáveis com o retorno da TARV baseada em lopinavir/ritonavir, após uma mediana de 4 semanas após reinício da terapia. Interessante notar que nenhuma criança, tanto no grupo que apresentou sucesso, quanto as que falharam, apresentou tendência à queda na contagem de CD4.

Os bNAbs foram bem tolerados, sem reações infusionais durante o estudo e com poucos eventos adversos moderados relatados. Não houve eventos adversos graves.

Estamos acompanhando o CROI 2022. Fique ligado no Portal PEBMED!

Mais do evento:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.