Cruz Vermelha: por que devemos admirá-la?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Cruz Vermelha surge em Genebra, em meados do século XIX, com a função de auxiliar combatentes feridos na guerra de maneira independente, podendo prestar socorro a qualquer um dos lados. Ao longo do tempo, foi percebida a necessidade que atuassem também de maneira a garantir que as guerras não violassem direitos fundamentais do ser humano, sendo o principal órgão fomentador da Convenção de Genebra, em 1864. Ainda nesse ano, convenceu que os Estados utilizassem uma cruz vermelha com fundo branco, como símbolo internacional para serviços médicos, facilitando a busca por socorro e impedindo que hospitais de campanha fossem atacados de maneira inadvertida durante conflitos.

A Cruz Vermelha surge em Genebra, em meados do século XIX, com a função de auxiliar combatentes feridos na guerra de maneira independente.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

A história da Cruz Vermelha

Ao longo da Primeira Guerra Mundial, ajudou a coordenar os serviços médicos dos exércitos em campo de batalha, atuou de maneira direta na assistência aos feridos e garantiu que os direitos humanos não fossem desrespeitados, sendo uma das principais articuladoras para que o gás de mostarda não fosse mais usado.

Com a diminuição dos conflitos armados, voltou parte de seus esforços em auxiliar nações que estejam passando por situações de calamidade causadas por surtos, epidemias e desastres naturais ou provocados pela ação do homem.

Em território nacional, a história da Cruz Vermelha confunde-se com a história do ensino formal da enfermagem no Brasil. As sedes do Rio de Janeiro e de São Paulo figuram entre as primeiras instituições que ofereciam cursos de enfermagem a população em geral. O curso tinha um perfil baseado no modelo militar e inicialmente era ministrado por médicos.

Com o advento da Escola de Enfermagem Dona Anna Nery (hoje pertencente à UFRJ) e o intercâmbio entre as duas escolas, o ensino da enfermagem na Escola da Cruz Vermelha começou a ganhar contornos mais científicos e, depois de trinta anos, começou a ser dirigido e ministrado por enfermeiros.

Hoje com múltiplas entidades de ajuda e socorro médico humanitário, a Cruz Vermelha perdeu parte de sua visibilidade e protagonismo no debate público, mas a importância dessa entidade para o início do debate e consolidação dos direitos humanos é incontestável.

Autor:

Referências bibliográficas:

  • TELLES, Irmã M. Histórico da Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha Brasileira. Rev. Bras. de Enferm., Brasília, n.3, p.1 53- 1 59, abr.1963
  • MOTT, ML; Tsunechiro, MA. Os cursos de enfermagem da Cruz Vermelha Brasileiro e o início da enfermagem profissional no Brasil. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 55, n. 5, p. 592-599, set.lout. 2002

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar