Declaração de Imposto de Renda para Médicos: conheça as informações primordiais nesse processo

Tire suas dúvidas sobre a declaração de imposto de renda para médicos. Entenda quem, como o que precisa declarar e veja dicas importantes.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Todo ano, entre o período de março e abril, a maioria dos brasileiros tem um compromisso marcado com a Receita Federal: a declaração de imposto de renda!

O processo pode ser complexo e demorado, principalmente se não tiver o auxílio de um bom profissional relacionado à área. Nesse momento, os médicos estão entre os profissionais mais ocupados e podem ter pouco tempo livre para aprender sobre os últimos desenvolvimentos em direito tributário.

Sendo assim, aqui te manteremos atualizado em relação ao que você precisa saber sobre a realização desse processo. Vamos lá?

Quem é obrigado a fazer a declaração de imposto de renda?

A declaração de imposto de renda de 2022 é um ato obrigatório para pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021. Esses rendimentos incluem salários, pró-labore, recibos emitidos como pessoa física a pacientes e rendimentos recebidos como autônomos.

Além dos rendimentos tributáveis, possui obrigatoriedade de declarar quem teve rendimentos isentos e não tributáveis acima de R$40.000,00. Esses rendimentos incluem: distribuição de lucros em empresas, FGTS, seguro-desemprego, doações e heranças.

Os médicos costumam receber um rendimento anual que se encontra dentro desta faixa, sendo assim, eles se encontram na lista de pessoas que têm esse compromisso com a Receita Federal.

Quem está isento de pagar?

Os profissionais que recebem residência médica não são obrigados a pagar pelo valor da bolsa recebida. Inclusive, esse fator está determinado pela Lei nº 9.250, de 1995.

Contudo, é importante ter atenção mesmo assim, pois ainda é preciso prestar contas. Todas as informações devem estar inseridas na ficha “rendimentos isentos” e devem estar acompanhadas com a justificativa da fonte pagadora.

Os plantões precisam ser declarados?

Sim! Os plantões médicos precisam e devem ser declarados, afinal, eles são a indicação de uma forma de remuneração. Sendo assim, os médicos plantonistas precisam ficar muito atentos em relação a isso.

É importante sempre ter em mãos todos os documentos relacionados, que estejam devidamente preenchidos com os dados referentes ao rendimento.

É preciso informar os CPFs de todos os pacientes

A declaração de imposto de renda para médicos possui alguns traços particulares, ao compararmos com outras profissões. O principal ponto que precisamos ressaltar é a questão da exigência para informar os CPFs dos pacientes à Receita Federal.

Esse ponto foi colocado como medida pela Receita em 2016 e tem o objetivo de facilitar o cruzamento de dados. Antigamente, os médicos e os advogados autônomos deveriam indicar esse tipo de informação no Carnê Leão, mas agora a única coisa que precisa ser feita é passar esses dados para declaração (dos rendimentos isentos também).

O médico que trabalha como PJ deve declarar?

Essa é uma dúvida comum, justamente por se tratar de uma ação que envolve pessoa física, mas a resposta é sim.

Se você possui a sua própria clínica, ou seja, trabalha como médico PJ, precisará declarar o imposto de renda de pessoa física também, pois a PJ repassa os valores dos lucros da empresa para pessoa física.

O fato de você já ter declarado o imposto de renda de pessoa jurídica não elimina o fato de ainda precisar fazer o IR de pessoa física, então fique ligado!

E aí? Precisa declarar o seu Imposto de Renda?

Como foi observado até aqui, fazer a declaração de imposto de renda é uma tarefa que envolve muitos detalhes e cuidados específicos.

Contudo, essa tarefa não precisa se tornar desgastante para você. O primeiro passo para declarar o imposto de renda de forma eficiente é entrar em contato com a Contabileasy.

A Contabileasy é um escritório de contabilidade digital exclusivo para profissionais da área da saúde! Seu objetivo é garantir que você tenha acesso aos melhores profissionais que tirarão todas as suas dúvidas e resolverão as suas questões de forma rápida e eficiente. Entre já em contato e fale direto com a equipe de atendimento.

Autor:
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão