Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.
Apresentação Clínica
Quadro Clínico: Classicamente, o DCV está relacionado a alterações na velocidade de processamento de informações e nas funções executivas. Nesse sentido a utilização de ferramentas de rastreio mostra elevada sensibilidade. O questionário MoCA é uma excelente ferramenta que pode ser usada com este propósito.
Uma forma que pode ser utilizada para diferenciar entre doença de Alzheimer e demência vascular é a escala de Hachinski, um questionário que valoriza piora cognitiva em degraus, flutuação, hipertensão, história de AVC e outros sintomas neurológicos focais; um escore ≥ 7, tem uma sensibilidade e especificidade próximas de 90% para predizer DCV.
É importante ressaltar que uma avaliação neuropsicológica formal está indicada nos casos de paciente com declínio cognitivo, podendo auxiliar na confirmação diagnóstica e na definição dos domínios cognitivos comprometidos.
Além disso, outras manifestações de podem estar associadas ao quadro clínico: alterações de marcha, parkinsonismo de membros inferiores, apatia, depressão, incontinência urinária, espasticidade e sinais de liberação frontal podem estar presentes.
Fatores de Risco: Hipertensão, diabetes, dislipidemia, tabagismo e obesidade são considerados fatores de risco modificáveis para desenvolvimento de DCV, desses a hipertensão arterial talvez seja o mais importante.
Existem evidências de que tanto hipotensão quanto hipertensão arterial podem estar associados a declínio cognitivo. Outro fator de risco associado ao desenvolvimento de DCV é a síndrome metabólica.
Demência Mista
O termo demência mista é empregado quando existem evidências patológicas de doença de Alzheimer e DCV associados, e o reconhecimento dessa entidade vem crescendo cada mais.
Cerca de 1/3 do pacientes com demência vascular diagnosticada terão achados patológicos de doença de Alzheimer. Quando associadas, as duas patologias levam a um declínio cognitivo mais veloz.
Critérios Diagnósticos
A American Heart Association/American Stroke Association define como demência vascular provável quando preenche os seguintes critérios:
• Diagnóstico de demência: queda do estado funcional prévio envolvendo 2 ou mais domínios da cognição, que sejam suficiente para interferir nas atividades de vida diária.
• Existe um declínio cognitivo e um exame de imagem evidenciando doença cerebrovascular e:
A: Existe uma relação temporal clara entre o evento vascular e o início dos sintomas cognitivos; OU
B: Existe uma relação entre o grau dos sintomas cognitivos e a presença de lesões cerebrovasculares patológicas difusas/subcorticais.
• Não há história de doença progressiva cognitiva antes ou depois do AVC que sugira presença de doença neurodegenerativa não vascular.
Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia-a-dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.