Leia mais:
Leia mais:
Dermatologistas descobrem a possível a causa do surto de prurido epidêmico em comunidades de Pernambuco  
Revisão sobre dermatite atópica

Dermatologistas descobrem a possível a causa do surto de prurido epidêmico em comunidades de Pernambuco  

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em novembro, um surto de dermatites pápulo-eritêmato-pruriginosas, com aspecto urticariforme, assustou moradores dos municípios de Recife e de Camaragibe, localizados na região metropolitana da capital de Pernambuco.  

Dermatologistas da que atuam na região foram desafiados pelos mais de 200 casos de lesões sem explicação e descobriram a possível causa do surto: Asas de uma espécie de mariposa.

Quiz: Mulher, 38 anos e com prurido excessivo nas costas. Qual o diagnóstico? 

Trabalho da equipe de dermatologia 

De acordo com a publicação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), diversas hipóteses foram consideradas como responsáveis pelo surto em Pernambuco. Dentre elas, estavam intoxicação por ivermectina, escabiose, picadas de insetos e outras, embora não fossem apresentadas nenhum tipo de comprovação.  

Uma pesquisa realizada pelos dermatologistas Cláudia Ferraz e Vidal Haddad Junior descartou a maioria destas hipóteses. A Dra. Cláudia Ferraz pesquisou a história epidemiológica e descreveu de forma minuciosa as lesões, além de suspeitar a provável etiologia. Em conjunto com o Dr. Vidal Haddad Junior, que tem experiência com outros surtos, foi possível elucidar a etiologia correta da erupção.

Sobre a mariposa

As asas de mariposas do gênero Hylesia são as grandes responsáveis pelas lesões na população dos municípios de Recife e de Camaragibe. Elas já causaram diversos surtos de dermatites em vários pontos do país, especialmente nesta época do ano, que é quando estão em processo de reprodução. As mariposas entram nas casas das pessoas e ao se debaterem neste ambiente, liberam cerdas corporais minúsculas que são capazes de penetrar profundamente na pele humana, causando a intensa dermatite em Pernambuco.  

Além da inflamação inicial, as lesões podem evoluir para granulomas. A dermatite pode perdurar por dias e até semanas, devido à permanência das cerdas da mariposa na pele. Estas cerdas podem ser observadas na pele e exames realizados as mostraram com clareza.

Leia também: Síndrome de Haff: quatro estados brasileiros registram casos 

Tratamento 

Segundo especialistas da SBD, o tratamento desta condição é feito com foco na inflamação com corticoides tópicos e anti-histamínicos e dependendo da extensão das lesões, o uso de corticoides sistêmicos pode vir a ser necessário.  

“Com a comprovação das cerdas no exame direto, história clínica e epidemiológica extremamente compatível e relato de mariposas no local feito pelos moradores, concluímos que o mistério está resolvido e esperamos que os tratamentos corretos sejam ministrados à população”, destacam os dermatologistas Claudia Ferraz e Vidal Haddad Júnior. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

 Referências bibliográficas: 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.