Leia mais:
Leia mais:
Doença de Parkinson e Covid-19: o que se sabe até agora?
Novo método de cirurgia pode beneficiar pacientes com doença de Parkinson
Esclerose amiotrófica e indução de proteínas de choque térmico
Parkinson: nova terapia é capaz de atenuar sintomas
TOP 5 neurologia: confira os artigos mais acessados de julho [PEBMEDCast]

Descubra qual é a relação entre Doença de Parkinson e apendicectomia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Uma pesquisa divulgada na revista Science Translational Medicine, demonstrou uma relação, que ainda necessita de mais estudos para ser mais elucidada, entre o apêndice vermiforme e a Doença de Parkinson.

Os pesquisadores analisaram dados epidemiológicos a partir de duas grandes bases de dados: uma que continha informações sobre mais de 1,6 milhão de pessoas na Suécia e outra com dados de 849 pacientes internacionais que tinham Parkinson. — ambas indicaram quais participantes tiveram o apêndice removido. Concluiu-se então, ao final do estudo, que a apendicectomia reduziu o risco de desenvolver Parkinson.

Isso porque, segundo o levantamento, o apêndice vermiforme pode estar implicado no início do desenvolvimento da doença de Parkinson devido a um elo comum: a proteína alfa sinucleína. Essa proteína está intimamente relacionada na fisiopatogenia da doença de Parkinson através do seu acúmulo nas células neuronais.

Leia mais: Doença de Parkinson: veja inovações que ajudam a reabilitação do paciente

De acordo com o artigo, o apêndice atua então como um importante reservatório para essa proteína e que, portanto, a sua retirada cirúrgica pode reduzir o risco de desenvolvimento da doença. O estudo aponta redução de até 19% em alguns casos.

Contudo, os autores ressaltam que o estudo avançou, mas que no momento ainda não é possível definir a apendicectomia como profilaxia para a doença de Parkinson.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • The vermiform appendix impacts the risk of developing Parkinson’s disease. Bryan A. Killinger, Zachary Madaj, Jacek W. Sikora, Nolwen Rey, Alec J. Haas, Yamini Vepa, Daniel Lindqvist, Honglei Chen, Paul M. Thomas, Patrik Brundin, Lena Brundin, Viviane La

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar