Página Principal > Colunistas > Descubra qual é a relação entre Doença de Parkinson e apendicectomia
parkinson

Descubra qual é a relação entre Doença de Parkinson e apendicectomia

Tempo de leitura: 1 minutos.

Uma pesquisa divulgada na revista Science Translational Medicine, demonstrou uma relação, que ainda necessita de mais estudos para ser mais elucidada, entre o apêndice vermiforme e a Doença de Parkinson.

Os pesquisadores analisaram dados epidemiológicos a partir de duas grandes bases de dados: uma que continha informações sobre mais de 1,6 milhão de pessoas na Suécia e outra com dados de 849 pacientes internacionais que tinham Parkinson. — ambas indicaram quais participantes tiveram o apêndice removido. Concluiu-se então, ao final do estudo, que a apendicectomia reduziu o risco de desenvolver Parkinson.

Isso porque, segundo o levantamento, o apêndice vermiforme pode estar implicado no início do desenvolvimento da doença de Parkinson devido a um elo comum: a proteína alfa sinucleína. Essa proteína está intimamente relacionada na fisiopatogenia da doença de Parkinson através do seu acúmulo nas células neuronais.

Leia mais: Doença de Parkinson: veja inovações que ajudam a reabilitação do paciente

De acordo com o artigo, o apêndice atua então como um importante reservatório para essa proteína e que, portanto, a sua retirada cirúrgica pode reduzir o risco de desenvolvimento da doença. O estudo aponta redução de até 19% em alguns casos.

Contudo, os autores ressaltam que o estudo avançou, mas que no momento ainda não é possível definir a apendicectomia como profilaxia para a doença de Parkinson.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Dowglas Marques de Santana

Médico, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – 2016 ⦁ Diretor Técnico da DMS Serviços Médicos ⦁ Atuo no Programa Saúde da Família, em Urgência/Emergência hospitalar e Ultrassonografia

Referências:

  • The vermiform appendix impacts the risk of developing Parkinson’s disease. Bryan A. Killinger, Zachary Madaj, Jacek W. Sikora, Nolwen Rey, Alec J. Haas, Yamini Vepa, Daniel Lindqvist, Honglei Chen, Paul M. Thomas, Patrik Brundin, Lena Brundin, Viviane La

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.