Devo estudar o mesmo assunto até o fim ou alternar entre assuntos semelhantes?

Hora de falar de estudo intercalado. Ou melhor, de nos perguntarmos: devo estudar o mesmo assunto até o fim ou alternar entre assuntos semelhantes?

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Depois de já termos discutido algumas das técnicas mais importantes para um estudo efetivo como repetição espaçada, efeito teste, dificuldade desejável, é chegada a hora de falarmos sobre estudo intercalado. Ou melhor, de nos perguntarmos: devo estudar o mesmo assunto até o fim ou alternar entre assuntos semelhantes?

Para iniciar a resposta, utilizaremos um dos principais estudos sobre o assunto realizado por Kornell e Bjork (2008). Os pesquisadores dividiram estudantes universitários em dois grupos (estudo em bloco vs. intercalado) para o avaliar o aprendizado de obras de pintores seguido do teste. A hipótese seria de que os estudantes do primeiro grupo teriam um desempenho melhor do que os do segundo.

As surpresas do estudo foram três: o grupo de estudo intercalado foi superior ao outro grupo; a maioria dos participantes julgou estudo em bloco como mais efetivo mesmo com pior desempenho, e os estudantes que foram expostos aos dois métodos lembravam mais dos quadros apresentados na fase intercalada do que na fase em bloco.

Outro estudo bastante ilustrativo é o de Rohrer et al (2015) realizado com crianças  no qual se avaliou a diferença no aprendizado de matemática. A importância desse estudo se deve ao fato de que a performance daqueles que estavam no grupo “estudo em bloco” era semelhante ao grupo “estudo intercalado” durante a fase de aprendizado (03 meses). No entanto, os resultados dos testes realizados um dia e um mês após a fase de aprendizado mostram a diferença: 01 dia (64% vs 80%) e 01 mês (42% vs 74%).

O que percebemos é que o aprendizado foi melhor não só logo após a fase de treinamento, como também levou a uma melhor retenção do conteúdo e/ou melhor aplicação do material estudado.

O que esse estudo difere de outros é que habitualmente a performance, durante a fase de aprendizado, naqueles que estudam em bloco, é melhor do que aqueles que estudam de forma intercalada. Isso significa que algo que produz uma performance melhor inicialmente não necessariamente significa que esse aprendizado seja duradouro e/ou efetivo.

Alguns dos motivos pelos quais o estudo intercalado funciona entre objetos de estudo semelhantes é por estimular a procura por fatores que os diferencie e é exatamente esse seu objetivo na prática clínica e na prova de residência. Além disso, ao intercalar os assuntos, você estará necessariamente fazendo um estudo espaçado e isso provavelmente causará algum desconforto. Esse desconforto pode fazer parte da dificuldade desejável para o aprendizado duradouro.

O que ainda não sabemos é com que frequência devemos alternar e o quanto assuntos devem ser semelhantes para um melhor aprendizado: provavelmente, alternar entre Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa e Colite Microscópica seja efetivo, ou estudar as causas de sangramentos do primeiro trimestre da gravidez, porém não sabemos se alternar entre síndrome nefrótica e acidose tubular renal seria adequado.

LEIA MAIS: Bolsa de residência médica – qual é o valor e outras dúvidas frequentes

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão