Leia mais:
Leia mais:
Revisão sistemática mostra que a prevalência de delirium em crianças graves é elevada
Dexmedetomidina e síndrome de abstinência em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica
Revisão narrativa sobre delirium em pacientes graves
Check-up Semanal: sedação e bloqueadores neuromusculares, anticoagulante na obesidade e mais! [podcast]
Delirium em pacientes com Covid-19

Dexmedetomidina em dose baixa previne delirium na UTI?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A administração de dexmedetomidina à noite, em baixas doses, em adultos gravemente doentes, reduz a incidência de delirium durante a permanência na UTI, indica um novo artigo publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, publicado em maio.

A dexmedetomidina está associada a menos episódios de delirium do que os benzodiazepínicos e a uma melhor arquitetura do sono do que os benzodiazepínicos ou propofol. Para avaliar se o fármaco reduz os casos de delirium e melhora a qualidade do sono, quando administrado à noite em pacientes que necessitam de sedação, pesquisadores realizaram um estudo duplo-cego, controlado por placebo.

No total, 100 doentes críticos foram randomizados para receber dexmedetomidina à noite (entre 21h30 e 6h15) por via intravenosa (0,2 μg/kg/h, titulada por 0,1 μg/kg/h a cada 15 minutos até uma meta na escala RASS de -1 ou taxa máxima de 0,7 μg/kg/h) ou placebo até a alta da UTI. Durante as infusões do estudo, todos os sedativos foram reduzidos pela metade.

LEIA MAIS: Abrir as portas do CTI para as famílias reduz a incidência de delirium?

administracao de antibioticos

DEXMEDETOMIDINA: RESULTADOS

Em comparação com o placebo, a dexmedetomidina administrada à noite foi associada a uma proporção maior de pacientes que permaneceram livres de delirium durante a internação na UTI (dexmedetomidina [40 (80%) de 50 pacientes] versus placebo [27 (54%) de 50 pacientes]; RR 0,44, IC de 95%: 0,23 a 0,82; p = 0,006).

A pontuação média no questionário Leeds – usado para avaliar o sono – foi semelhante entre os grupos (diferença média 0,02; IC de 95%: 0,42 a 1,92). A incidência de hipotensão, bradicardia ou ambos também não diferiu.

Conclusões

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a administração à noite de dexmedetomidina em baixas doses em pacientes graves reduz a incidência de delirium durante a permanência na UTI, mas não afeta a qualidade do sono.

LEIA MAIS: Delirium no paciente internado: recomendações práticas

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Low-Dose Nocturnal Dexmedetomidine Prevents ICU Delirium. A Randomized, Placebo-controlled Trial. Yoanna Skrobik, Matthew S. Duprey, Nicholas S. Hill, and John W. Devlin. DOI: https://doi.org/10.1164/rccm.201710-1995OC
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.