Dia do Hospital

A data comemorativa do Dia do Hospital é uma homenagem à inauguração, em 1945, do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo.

A data comemorativa do Dia do Hospital é em homenagem à inauguração, em 1945, do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, pelo então presidente Getúlio Vargas.

A palavra hospital advém do latim hospitalis cujo termo se refere a ser acolhedor, hospitaleiro. Os hospitais são instituições seculares destinadas ao tratamento de enfermidades e recuperação de doenças. São instituições prestadoras de serviços de grande importância social, possuindo alta complexidade e peculiaridade. O hospital é uma instituição extremamente complexa, de variados processos e pessoas, que precisa de um alinhamento mínimo a fim de ofertar serviços seguros e de qualidade.

Na Idade Média, o cuidado a viajantes, doentes hospitalizados era realizado por religiosos, por fins de caridade, no interior de suas igrejas. Somente no século XVIII, os hospitais tomaram a configuração atual, ampliando conceitos de higiene e microbiologia. Com a atual configuração dos hospitais, vieram, também, novos riscos à saúde. O incremento tecnológico de diagnósticos e terapias aumentaram, também, os riscos à saúde.

Leia também: Como a busca por acreditação hospitalar pode trazer benefícios para o setor da saúde

Atualmente, as instituições hospitalares são sistemas abertos que sofrem profunda ação do meio e são influenciadas pela evolução e mudanças em todos os campos sociais. Trata-se de um espaço multidisciplinar de prestação de serviços e interação com a sociedade.

O debate sobre a qualidade de serviços de saúde, dentre eles, hospitais, inicia-se no século XX, sendo que, no Brasil, em meados da década de 1990.

Tomamos por exemplo, as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) que são consideradas incidentes evitáveis nos hospitais que podem levar a sérios agravos e mesmo a um desfecho fatal. Não somente as infecções, mas erros relacionados a medicamentos, quedas, lesões por pressão e falhas na comunicação também são incidentes evitáveis, que podem ser mitigados com protocolos alinhados e uma equipe engajada.

Dia do Hospital

Em Busca da “Qualidade Total” nos Hospitais

Apesar de tantos avanços diagnósticos e terapêuticos, os hospitais não são instituições livres de riscos. Os riscos devem ser mapeados e presumidos a fim de ser possível a elaboração de planos de ação que possam contemplar o alcance da melhor qualidade possível e sua sustentabilidade.

Saiba mais: Ferramentas gratuitas para gestão no setor de saúde

Na perspectiva da melhoria contínua, os gestores e lideranças devem buscar promover a melhor assistência dentro de um custo razoável para a organização. A gestão da qualidade pela ISO 9000 designa princípios com foco no cliente, na padronização de processos, buscando atender às necessidades do cliente. É uma forma de garantir melhorias sustentadas, aumentando a credibilidade e confiabilidade institucionais. (Tabela 1)

Tabela 1 – Princípios de Gestão da Qualidade pela ISO* 9000

1.     Foco no cliente Atender às necessidades e requisitos do cliente; superar suas expectativas.
2.     Liderança Manter um bom ambiente interno; liderar pelo exemplo.
3.     Envolvimento das pessoas Criar ambiente motivacional e reconhecer habilidades. Estimular a participação.
3.     Abordagem de processo Gerenciar recurso para garantir melhor eficiência.
4.     Abordagem sistêmica de gestão Gerenciar processos, visando a eficácia.
5.     Melhoria contínua Buscar a melhoria com objetivo permanente.
6.     Enfoque factual para tomada de decisão Tomar decisão baseada em dados.
7.     Relacionamento com fornecedores para benefício mútuo Estabelecer relacionamento onde todos ganham.
*A ISO é uma federação mundial composta pelos organismos nacionais de normalização da cada país, no Brasil representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Autoria:

Adriana Teixeira Reis
Enfermeira Neonatal, Controle de Infecção Hospitalar e Gestão Hospitalar

Priscilla Barboza Paiva
Enfermeira CCIH, Gestão Hospitalar, CEO Top Control Saúde

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades