Dia do Médico: conte sua história

Não importa a tecnologia, o melhor apoio que temos nos momentos de insegurança é dividir a dúvida. Conte sua história para o Dia do Médico!

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Eu lembro que um dia, quando estava sozinho fazendo um horário da madrugada em um plantão, chegou um paciente em choque séptico. Com 70 anos, obeso e diabético, ele precisava de uma intervenção rápida para reverter o estado em que se encontrava. Comecei a tomar as medidas necessárias, coleta de culturas, reposição volêmica, escolha do antibiótico, foco indeterminado paciente diabético… qual escolher? Lembro também de pensar que seria difícil puncionar um acesso profundo naquele paciente, e se entrasse em insuficiência respiratória, conseguiria intubar sozinho?

Acordei o meu colega de plantão para me auxiliar, era meu colega também residência, meu ex-R+ que me levou para trabalhar com ele naquele local. Ele também pareceu preocupado com a situação de manejo desse paciente grave. Foi quando de súbito veio a lembrança que, naquele dia, no mesmo hospital na unidade coronariana, estava um rotina nosso da emergência. Não exitamos em ligar para ele, que de pronto apareceu na emergência para nos ajudar (afinal lá estava tranquilo e havia outro colega com ele).

Escolhemos o antibiótico, fizemos a punção venosa profunda, o paciente evoluiu para insuficiência respiratória. Ainda bem que ele estava com a gente, pois a intubação foi difícil, mas acima de tudo percebemos que poder contar com a sua presença nos deu um alívio e segurança para as melhores decisões.

No final, com o plantão mais tranquilo aproveitamos para recapitular os aprendizados, e pude mais uma vez viver na pele e na prática aquilo que a medicina me ensinou desde o primeiro dia de faculdade: ser aprendiz de alguém mais experiente!

Não importa a tecnologia, a ferramenta de decisão, o melhor apoio que temos nos momentos de insegurança (e eles existem durante toda a carreira médica) é dividir a dúvida do que fazer com um amigo/mentor/staff/professor/rotina médico.

Por isso, para esse próximo dia do médico, estamos coletando histórias onde você, médico, precisou da ajuda de um outro médico para ajudar um paciente. Se você tiver uma história legal, conta pra gente.

O que você precisa fazer:

  • Gravar um vídeo contando a sua história (pode mencionar o médico que te ajudou ou não);
  • O vídeo pode ter no máximo 45 segundos;
  • Enviar pra gente pelo Whatsapp, no número (21) 99470-9924;
  • Enviar o seu @ do Instagram;
  • Participe e faça uma homenagem a quem te ajudou quando você mais precisava.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades