Leia mais:
Leia mais:
Por que o bem-estar do médico também deve ser considerado?
Bem-estar médico como indicador de qualidade
Setembro amarelo: quando o médico também é paciente
Médico pessoa jurídica: por que e quando seguir esse regime?
Conheça as 7 habilidades essenciais do médico ideal

Dia do Médico: conte sua história

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Eu lembro que um dia, quando estava sozinho fazendo um horário da madrugada em um plantão, chegou um paciente em choque séptico. Com 70 anos, obeso e diabético, ele precisava de uma intervenção rápida para reverter o estado em que se encontrava. Comecei a tomar as medidas necessárias, coleta de culturas, reposição volêmica, escolha do antibiótico, foco indeterminado paciente diabético… qual escolher? Lembro também de pensar que seria difícil puncionar um acesso profundo naquele paciente, e se entrasse em insuficiência respiratória, conseguiria intubar sozinho?

Acordei o meu colega de plantão para me auxiliar, era meu colega também residência, meu ex-R+ que me levou para trabalhar com ele naquele local. Ele também pareceu preocupado com a situação de manejo desse paciente grave. Foi quando de súbito veio a lembrança que, naquele dia, no mesmo hospital na unidade coronariana, estava um rotina nosso da emergência. Não exitamos em ligar para ele, que de pronto apareceu na emergência para nos ajudar (afinal lá estava tranquilo e havia outro colega com ele).

Escolhemos o antibiótico, fizemos a punção venosa profunda, o paciente evoluiu para insuficiência respiratória. Ainda bem que ele estava com a gente, pois a intubação foi difícil, mas acima de tudo percebemos que poder contar com a sua presença nos deu um alívio e segurança para as melhores decisões.

No final, com o plantão mais tranquilo aproveitamos para recapitular os aprendizados, e pude mais uma vez viver na pele e na prática aquilo que a medicina me ensinou desde o primeiro dia de faculdade: ser aprendiz de alguém mais experiente!

Não importa a tecnologia, a ferramenta de decisão, o melhor apoio que temos nos momentos de insegurança (e eles existem durante toda a carreira médica) é dividir a dúvida do que fazer com um amigo/mentor/staff/professor/rotina médico.

Por isso, para esse próximo dia do médico, estamos coletando histórias onde você, médico, precisou da ajuda de um outro médico para ajudar um paciente. Se você tiver uma história legal, conta pra gente.

O que você precisa fazer:

  • Gravar um vídeo contando a sua história (pode mencionar o médico que te ajudou ou não);
  • O vídeo pode ter no máximo 45 segundos;
  • Enviar pra gente pelo Whatsapp, no número (21) 99470-9924;
  • Enviar o seu @ do Instagram;
  • Participe e faça uma homenagem a quem te ajudou quando você mais precisava.

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar