Dia do professor: adversidades, desafios e aprendizados da educação médica na pandemia

A pandemia trouxe muitas adversidades, desafios, mas também aprendizados. Na área da educação médica não foi diferente. Saiba mais.

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe muitas adversidades, desafios, mas também aprendizados. Na área da educação médica não foi diferente. A necessidade de revisão da formação acadêmica dos profissionais de saúde brasileiros nunca foi tão urgente.

A crise sanitária evidenciou a capacidade de resposta dos profissionais de saúde perante as inúmeras adversidades. Com equipes sobrecarregadas e poucos recursos, os profissionais e estudantes em atuação foram desafiados diariamente e à exaustão a exercer habilidades de comunicação, de gestão e trabalho colaborativo, além de competências técnicas.

Diante de uma realidade desafiante e dinâmica, com novas necessidades de protocolos sanitários, a educação médica no país foi colocada em xeque (e ainda está), o que possibilita profundas reflexões sobre a formação de competências para o trabalho profissional em contextos de incerteza.

“A pandemia foi uma surpresa dolorida para a humanidade e para medicina, ou melhor, para a saúde. Um desafio! Nos cursos de medicina, muitas escolas deram continuidade às atividades teóricas via remota e houve um esforço hercúleo para nova forma de aprender a aprender a ensinar através de capacitações, novas tecnologias e aprimoramento das existentes. Novas formas de planejamento face às adaptações, retorno gradual e progressivo, protocolos rígidos de higienização e segurança sanitária, suporte emocional aos discentes, colaboradores, docentes, inovação pedagógicas e de avaliação”, ressaltou a médica patologista Mércia Margotto, coordenadora do curso de Medicina da faculdade Santo Agostinho, da Bahia, que faz parte da Afya Educacional, em entrevista ao Portal PEBMED.

Saiba mais: Educação médica continuada em gestão e inovação: qual é a sua importância?

educação médica

Necessidade de adaptação do currículo

A pandemia de Covid-19 propiciou uma oportunidade singular para os estudantes perceberam a dinâmica do conhecimento e da atuação médica, e como é essencial ter o domínio de determinados assuntos para responder a ameaças diárias contra a saúde.

Neste novo cenário, as universidades se viram obrigadas a adaptar o currículo para incluir nas disciplinas médicas questões específicas relacionadas à infecção por uma doença pouco conhecida, como a racionalização de recursos, segurança do trabalho, cuidados especiais relacionados aos pacientes, mudanças na autonomia e restrições pessoais.

Mudança na didática

Sem quase tempo nenhum de preparo, diretores e coordenadores viram-se na necessidade urgente de mudar toda a sua modalidade de ensino. Professores e alunos precisaram adaptar-se à nova modalidade rapidamente. E o grande desafio de conseguir manter o ritmo e a qualidade do ensino, mesmo sem a presença física, exigiu o aprendizado de novas competências.

E a educação médica, que sempre foi pautada em competências importantes, como profissionalismo, manter a conexão com os alunos e se comunicar bem, precisou abraçar outras novas para conseguir se encaixar no cenário desafiador de uma emergência de saúde pública de proporções mundiais.

O ensino pelo exemplo

“Tivemos que aprender, fazendo. Com muita paciência, resiliência e coragem. Na impossibilidade de aulas presenciais, fomos desafiados a criar novas formas de aprendizagem. Isso além da capacidade de re-significar o esforço e a criatividade, o que ainda tem sido nossos instrumentos para manter esse fundamental vínculo de encantamento com os estudantes no ambiente escolar mesmo à distância. Aliás, sempre digo que o docente deve ser sempre um entusiasta, com brilho nos olhos, que encanta e flui em sala de aula como um barco em ondas suaves”, finalizou a coordenadora médica Mércia Margotto.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.