Leia mais:
Leia mais:
Relação da disbiose e autismo [podcast]
Quiz: Paciente de 35 anos apresenta febre e perda ponderal há cerca de um mês. Qual o diagnóstico?
Transtornos do espectro autista: estratégias de cuidado à criança em isolamento social
Doença celíaca e transtorno do espectro autista: existe relação?
Dia do Autismo: um olhar do ginecologista e obstetra

Dia Mundial do Autismo: respeito para todo o espectro!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Definido pela Organização das Nações Unidas, desde de 2007, todo dia 02 de abril é lembrado como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

O autismo, condição de saúde caracterizada por comprometimento da interação social e da fala, bem como alteração comportamental, é tecnicamente definido com a sigla TEA (transtorno do espectro autista), por justamente abranger vários níveis de comprometimento, dos mais leves aos mais severos.

Em virtude do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nossa publicação semanal de conteúdos Whitebook fala sobre o assunto.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Autismo

Alguns casos de autismo, sobretudo os de espectro mais severo já podem apresentar alguns sinais em bebês a partir de 1 ano de idade, ou até mesmo antes. Alguns sinais sugestivos dessa condição são:

  • Em bebês até os 12 meses: não acompanha os pais visualmente, não reconhece ou não apresenta reação corporal aos sons da fala dos pais ou sons do ambiente, poucos sorrisos, pouco ou nenhum balbucio, não imita gestos, não estende os braços para ser pega no colo, muito resistentes a introdução de novos alimentos, mudanças na rotina;
  • Em bebês maiores de 1 ano: poucas expressões faciais, fixação por objetos que rodam, realização de movimentos repetitivos sem intenção aparente, podem apresentar ecolalia, não mantem contato visual com adulto, não brinca com os brinquedos da maneira convencional, não responde ao ser chamado pelo nome.

Não há tratamento curativo, entretanto a abordagem precoce é importante no sentido de minimizar sintomas, ampliar a independência e melhora da qualidade de vida o quanto antes. Inúmeros impactos positivos são observados nas atividades de vida diária quando a criança autista é acompanhada por uma equipe multidisciplinar.

Leia também: Como identificar o transtorno do espectro autista?

Ações da enfermagem

As principais intervenções da equipe de enfermagem a criança com transtorno do espectro autista são o apoio que se estende a criança e toda sua família, acompanhamento do desenvolvimento global da criança, construção e participação do projeto terapêutico singular com equipe multiprofissional, administração e orientações acerca do tratamento medicamentoso, se prescrito por profissional médico, orientações gerais à família sobre o TEA, conduta terapêutica e os cuidados.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Nos anos de 2020 e 2021, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo ganhou um tema único nacional “Autismo: respeito para todo espectro”, e a hashtag “#respectro”, união entre as palavras respeito e espectro, para que as informações sobre o autismo e as ações de conscientização tenham maior impacto também nas mídias sociais.

Mais da autora: Covid-19 em crianças: epidemiologia da doença em 2021

Nesse dia, o mundo inteira ilumina diversos pontos turísticos com a cor azul. Segundo a Revista Autismo, a escolha da cor é referente aos dados estatísticos em que a cada cinco pessoas autistas, quatro são do sexo masculino. Uma outra curiosidade se refere ao símbolo do TEA ser uma peça de um quebra cabeça, fazendo alusão a ampla diversidade e complexidade dos casos.

Para saber mais sobre o transtorno do espectro autista e assistência de enfermagem a essas crianças, acesse o app Nursebook!

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Ministério da Saúde (BR). Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Austimo. (TEA). Brasília, Ministério da Sáude, 2014.
  • Cardoso AA, et al. Transtorno do Espectro do Autismo. Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento, 2019.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar