Dia Mundial do Câncer: retrospecto de cada campanha nos últimos 5 anos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Todo o dia 04 de fevereiro é considerado um dia de oportunidades para disseminar informações sobre uma das doenças que mais matam no mundo: o câncer. Com o objetivo de aumentar a conscientização social, mobilizar governos e indivíduos do mundo todo e divulgar ações de prevenção e controle da doença, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e a Organização Mundial da Saúde nomearam o dia 04 de fevereiro como o Dia Mundial do Câncer. A cada ano, uma campanha é lançada com foco direcionado para essas ações. Interessante relembrar algumas campanhas dos anos anteriores.

Dia 04/02 é Dia Mundial de Combate ao Câncer. Uma retrospectiva das ações de cada campanha nos últimos cinco anos e a ação de 2021.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Cada campanha, nos últimos cinco anos

Em 2015, a campanha propôs quatro eixos importantes sobre o tema como:  escolhas saudáveis com enfoque nos hábitos de vida; detecção precoce do câncer, aumentando a consciência sobre os sinais e sintomas de alerta importantes; tratamento para todos, incluindo todas as modalidades, até reabilitação e cuidados paliativos; e qualidade de vida da pessoa com câncer.

Com a logo “Nós podemos, eu posso!”, a campanha de 2016 enfatizou a importância de cada indivíduo se empoderar e como suas ações individuais ou em grupo reduzem os impactos causados pelo câncer na população mundial. A escolha por estilos de vida saudáveis, controle do peso, reduzindo os riscos inerentes à obesidade, uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, redução da exposição solar nos horários de maior incidência de raios UV, entre 10h da manhã e 16h da tarde, foram alguns focos.

No ano de 2017, a campanha teve como foco o câncer infantojuvenil e a importância da detecção precoce para redução da mortalidade de crianças e adolescentes. Os sinais e sintomas de alerta que podem ser indicativos de doença oncológica foram divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) , afim de alertar profissionais da saúde e a população, uma vez que 80% de crianças e jovens com câncer podem ser curados se forem diagnosticados precocemente e se forem tratados em centros especializados.

O estigma da doença na sociedade e associação com sentimentos negativos foi o tema da campanha do ano de 2018. Socialmente, o câncer está associado a ideias de morte, doença sem cura, maldição, tristeza, e outros, como mostrou uma pesquisa realizada no ano de 2007 pelo INCA. Essas associações dificultariam a implementação de ações com o foco na prevenção da doença e tratamento, uma vez que indivíduos podem não buscar atendimento especializado por medo do diagnóstico. É crucial desmitificar essas ideias e enfatizar que o diagnóstico precoce está associado a menores chances de morbimortalidade doença.

2021

Nos três anos subsequentes, 2019, 2020, e 2021, a campanha “Eu sou, eu vou” do Dia Mundial do Câncer, reuniu pessoas famosas e influentes que divulgaram lindas mensagens como: “Eu sou a arte e vou levar esperança a vida das pessoas com câncer” (Ana Botafogo, bailarina); “Eu sou mulher e vou lembrar minhas amigas de fazerem seus exames de saúde regularmente” (Suazana Vieira, atriz); e muitas outras.

Nesse ano de 2021, como último ano da campanha “Eu sou, eu vou”, o INCA lançou um interessante desafio, intitulado “21 dias para sua saúde”. A cada dia, entre os dias 4 a 24 de fevereiro, será lançado no site da instituição uma sugestão para que as pessoas tenham uma vida mais saudável.

A informação é a nossa melhor arma para prevenir e combater o câncer! Como cidadãos e profissionais de saúde, temos uma importante missão nessa jornada. Nossas ações de cuidado e educação em saúde, tanto em atendimentos individuais como coletivos, provocam mudanças, transformam os hábitos de vida, aumenta a conscientização das pessoas, impactando de forma positiva em uma melhor qualidade de vida e redução do número de casos da doença.

Autora:

Referências bibliográficas: 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar