Leia mais:
Leia mais:
Uso de amoxicilina para o tratamento de infecções torácicas em crianças apresenta poucos efeitos
Whitebook: sangramento vaginal
Atividade física e Covid-19: a importância da reavaliação médica no retorno aos treinos
Novas evidências: Laser fracionado de CO2 para tratamento de atrofia vaginal
Manejo da dispneia na emergência com uso de ultrassonografia point-of-care (POCUS)

Diabetes: como é o manejo do controle glicêmico em cirurgias eletivas?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O JAMA lançou este mês uma abordagem fácil e objetiva do manejo glicêmico perioperatório em pacientes diabéticos que são submetidos a cirurgias eletivas. Acompanhe abaixo as dicas clínicas do que é fundamental acompanhar antes, durante e depois do procedimento programado do seu paciente:

Congresso Brasileiro de Cirurgia

Pré operatório:

  • Checar hemoglobina glicada em todos os pacientes diabéticos. Se HbA1c> 8%, avaliar suspensão temporária do procedimento eletivo.
  • Hiperglicemias severas (glicose > 250mg/dl), com ou sem acidose metabólica descompensada garantem o adiamento de cirurgias eletivas.
  • Dia anterior ao procedimento: manter todos os antidiabéticos orais, inclusive metformina. O único medicamento que precisa de ajuste é a insulina basal de ação longa administrada pela noite. A dose deve ser reduzida em 50 a 75%, especialmente em pacientes que fazem uso de mais de 60% da dose total diária de insulina.

Manhã do procedimento:

Diabéticos tipo 1

Não interromper insulina basal de longa ação. Existe risco de cetoacidose diabética caso seja interrompida.

Diabético tipo 2

Administrar 50% da dose de insulina de longa ação. Atenção: a insulina de ação intermediaria deve ser reduzida pela metade em ambos os tipos de diabéticos: o paciente não fará refeição ao meio dia, existe risco de hipoglicemia.

Leia mais: ADA 2019: o que mudou no diagnóstico de diabetes?

As insulinas de curta ação devem ser evitadas na manhã da cirurgia, assim como antidiabéticos orais.

  • Pré cirúrgico: para pacientes em uso de sulfonilureia e insulina, glicemia acima 100 mg/dl é desejada e, quando acima de 180 mg/dl, deve ser corrigida com insulina de ação rápida.

Intraoperatório:

  • Manter glicemia abaixo de 180 mg/dl e evitar hipoglicemia. Pode-se alcançar tal objetivo com o uso de insulina de ação rápida subcutânea ou intravenosa, com monitorização da glicose de 1/1h ou 2/2h.

Pós Operatório:

  • Os alvos de glicemia no pós operatórios não estão bem estabelecidos. Objetivar glicemia pré prandial em torno de 100 a 140mg/dl e glicemia aleatória sanguínea entre 100 e 180 mg/dl.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Simha V, Shah P. Perioperative Glucose Control in Patients With Diabetes Undergoing Elective Surgery. JAMA. Published online January 07, 2019. doi:10.1001/jama.2018.20922
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar