Diálise peritoneal X furosemida no manejo de fluidos em recém-nascidos

Diálise peritoneal está associada a um melhor equilíbrio de fluidos em comparação com furosemida em recém-nascidos submetidos à cirurgia cardíaca?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Diálise peritoneal está associada a um melhor equilíbrio de fluidos em comparação com o tratamento com furosemida em recém-nascidos submetidos à cirurgia cardíaca? Para responder a essa pergunta, foi conduzido um ensaio clínico randomizado, que comparou métodos de remoção de fluidos após cirurgia cardíaca de outubro de 2011 a março de 2015 em um hospital pediátrico em Ohio/Estados Unidos.

As intervenções avaliadas foram furosemida por via intravenosa (1 mg/kg a cada 6 horas) ou um esquema padronizado de diálise peritoneal.

pediatra segurando um recém-nascido com as mãos

Diálise peritoneal x furosemida

No total, 73 recém-nascidos, sendo 47 meninos e 26 meninas receberam o tratamento e concluíram o ensaio. A mediana de idade foi de 8 dias.

Não foi observada diferença entre os grupos diálise peritoneal e furosemida na incidência de balanço de fluido negativo no primeiro dia pós-operatório. O grupo que recebeu furosemida apresentou uma chance 3 vezes maior de ter 10% de sobrecarga de fluidos (odds ratio [OR]: 3,0; intervalo de confiança [IC] 95%: 1,3 a 6,9).

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Adicionalmente, foi mais provável ter uso prolongado do ventilador (OR: 3,1; IC 95%: 1,2 a 8,2) e maior duração do uso de inotrópico (mediana: 5,5 [IQR, 4-8] versus 4,0 [IQR, 3-6] dias) comparado com o grupo que recebeu diálise peritoneal.

Os pacientes que receberam diálise peritoneal apresentaram menor incidência de sobrecarga de fluidos e nenhum desfecho de segurança significativo em comparação com os pacientes que receberam furosemida.

Desta forma, conclui-se que o uso de diálise peritoneal é seguro e permite um melhor manejo de fluidos com melhores resultados clínicos em comparação com a administração diurética.

Veja também: ‘Qual a melhor forma de reduzir a dor de procedimentos em recém-nascidos?’

 

Referência:

  • Kwiatkowski DM, Goldstein SL, Cooper DS, Nelson DP, Morales DLS, Krawczeski CD. Peritoneal Dialysis vs Furosemide for Prevention of Fluid Overload in Infants After Cardiac Surgery: A Randomized Clinical Trial. JAMA Pediatr. 2017;171(4):357–64.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades