Página Principal > Pediatria > Qual a melhor forma de reduzir a dor de procedimentos em recém-nascidos?
medico segurando um bebe nas mãos

Qual a melhor forma de reduzir a dor de procedimentos em recém-nascidos?

Uma nova revisão da Pediatrics avaliou estatisticamente estudos e evidências publicadas sobre o manejo da dor durante procedimentos em recém-nascidos.

Foram analisados 168 estudos; destes, 148 (88%) incluíram placebo / nenhum tratamento. Meta-análises cumulativas para tempo de choro estavam presentes em 29 ensaios (1.175 recém-nascidos). A partir do quinto ensaio, em 2002, houve uma redução estatisticamente significativa no tempo médio de choro para as soluções doces (sacarose ou glicose) em comparação com o placebo (-27 segundos, IC 95%, -51 a -4). No ensaio final, o tempo médio foi de -23 segundos a favor de soluções doces (IC 95%, -29 a -18).

As meta-análises para os escores de dor incluíram 50 ensaios (3.341 lactentes). Os resultados foram favoráveis às soluções doces desde o segundo ensaio (0.5, IC 95%, -1 a -0,1). Os resultados finais mostraram uma diferença de média padronizada de -0,9 (IC 95%, -1,1 a -0,7).

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Dra. Ana Carolina Pomodoro, pediatra e colunista da PEBMED, fala mais sobre o artigo:

“Há muito se estuda meios de reduzir a dor durante procedimentos em recém-nascidos. Harrison et al fizeram uma meta análise avaliando os estudos publicados sobre o assunto com o objetivo de atualizar as informações publicadas, a partir de ensaios controlados com o uso de soluções doces (sacarose ou glicose), verificando se havia realmente significância estatística em seu uso.

Usar sacarose tem se mostrado eficaz para proporcionar alívio da dor causada por procedimentos em recém-nascidos, tanto prematuros quanto a termo. Geralmente esse efeito é obtido quando administramos a solução de 2-5 minutos antes de realizar o ato doloroso.

Nos locais onde, por qualquer motivo, não há os frascos de glicose/sacarose, orientar a mãe a amamentar o bebê antes e durante o procedimento tem trazido alívio semelhante”, explica Dra. Ana.

Veja também: ‘Acupuntura pode reduzir cólicas em bebês?’

Referências:

  • Sweet Solutions to Reduce Procedural Pain in Neonates: A Meta-analysis. Denise Harrison, Catherine Larocque, Mariana Bueno, Yehudis Stokes, Lucy Turner, Brian Hutton, Bonnie Stevens. Pediatrics Dec 2016, e20160955; DOI: 10.1542/peds.2016-0955

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.