Leia mais:
Leia mais:
Dietas: qual tem mais mortalidade por doenças cardiovasculares?
Dieta no perioperatório: o uso de chicletes é recomendável em cirurgias colônicas?
Recomendações sobre dieta e atividade física para prevenção de câncer
Comer frutas durante a gestação estimula o desenvolvimento cerebral dos bebês
Whitebook: abordagem dietética da obesidade e tipos de dieta

Dieta do mediterrâneo vs vegetariana: estudo compara eficácia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A dieta vegetariana é a mais comum entre a população e vem ganhando cada vez mais adeptos. Um novo artigo da revista Circulation comparou os efeitos sobre a saúde da dieta vegetariana com a do mediterrâneo, que foi apontada como um dos modelos mais saudáveis na prevenção de doenças cardiovasculares.

Para o estudo, pesquisadores randomizaram 118 indivíduos (idade média: 51 anos; 78% mulheres) com sobrepeso a uma dieta vegetariana de baixa caloria ou a uma dieta do mediterrâneo de baixa caloria, ambas com duração de 3 meses. O desfecho primário foi a diferença no peso corporal, no índice de massa corporal e na massa gorda; o secundário foi a diferença nas alterações dos parâmetros de risco circulatório de doenças cardiovasculares.

Dieta vegana ajuda a prevenir o diabetes?

fita metrica em volta de legumes

Dieta do mediterrâneo vs dieta vegetariana: resultados

A taxa de participação total no final do estudo foi de 84,7%. Os pesquisadores não observaram diferenças entre as duas dietas no peso corporal, conforme relatado por reduções similares e significativas obtidas por ambas: vegetariana (-1,88 kg) e mediterrâneo (-1,77 kg). Resultados semelhantes foram observados para o índice de massa corporal e massa gordurosa.

Também não foram encontradas diferenças significativas entre as intervenções em marcadores de estresse oxidativo e citocinas, exceto a IL-17, que melhorou apenas no grupo da dieta do mediterrâneo.

Em contrapartida, foram observadas diferenças significativas nos níveis de LDL, triglicerídeos e vitamina B12. A diferença entre os grupos, em termos de valores no final da dieta, foi registrada em 9,10 mg/dL para LDL (P = 0,01), 12,70 mg/dL para triglicerídeos (P <0,01) e 32,32 pg/mL para vitamina B12 (P <0,01).

Quarenta e seis participantes do grupo vegetariano e 35 do mediterrâneo atingiram os valores-alvo para ≥ 1 fator de risco cardiovascular.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que as duas dietas foram eficazes na redução do peso corporal, índice de massa corporal e massa gorda, sem diferenças significativas entre elas. A dieta vegetariana foi mais efetiva na redução dos níveis de LDL, enquanto a do mediterrâneo levou a uma maior redução nos níveis de triglicerídeos.

Bateu uma dúvida? O Whitebook refresca sua memória com conteúdos atualizados. Baixe aqui o nosso app.

Referências:

  • Low-Calorie Vegetarian Versus Mediterranean Diets for Reducing Body Weight and Improving Cardiovascular Risk Profile: CARDIVEG Study (Cardiovascular Prevention With Vegetarian Diet). Francesco Sofi, Monica Dinu, Giuditta Pagliai, Francesca Cesari, Anna Maria Gori, Alice Sereni, Matteo Becatti, Claudia Fiorillo, Rossella Marcucci and Alessandro Casini. Circulation. 2018;CIRCULATIONAHA.117.030088, originally published February 26, 2018. https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.117.030088
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar