Página Principal > Endocrinologia > Dieta vegana ajuda a prevenir o diabetes?
dieta vegana

Dieta vegana ajuda a prevenir o diabetes?

Tempo de leitura: 2 minutos.

Um artigo da revista Nutrients testou o efeito de uma intervenção dietética vegana na função das células beta pancreáticas em adultos com excesso de peso e sem história de diabetes.

Os participantes desse estudo (n = 75; idades entre 25 e 75 anos) foram randomizados em dois grupos para:

  1. Seguir uma dieta vegana (vegetais, grãos, legumes e frutas) com baixo teor de gordura por 16 semanas (n = 38), sem restrição de calorias. Todos receberam suplemento diário de vitamina B12 (500 μg).
  2. Não fazer nenhuma mudança na dieta por 16 semanas (n = 37).

O índice de massa corporal (IMC) dos participantes variou de 28 a 40 kg/m². A ingestão de álcool foi restrita nos dois grupos: um drink por dia para as mulheres e dois por dia para os homens.

Tire suas dúvidas médicas de forma prática na hora da tomada de decisão. Baixe o Whitebook.

A função das células beta foi quantificada no baseline e na 16ª semana. Através de um teste de refeição padrão, pesquisadores calcularam a taxa de secreção de insulina. O HOMA (modelo de avaliação da homeostase) foi utilizado para avaliar a resistência à insulina durante o jejum dos participantes.

Dieta vegana e diabetes: resultados

Os pesquisadores observaram um aumento acentuado na secreção de insulina estimulada por refeição no grupo da dieta vegana em comparação com os controles (p <0,001). O indicador do HOMA teve uma queda significativa no grupo de intervenção (efeito de tratamento -1,0; IC de 95%: -1,2 a -0,8); p <0,001).

As alterações no HOMA foram positivamente correlacionadas com mudanças no IMC e volume de gordura visceral (r = 0,34; p = 0,009 e r = 0,42; p = 0,001, respectivamente). O volume de gordura visceral permaneceu significativo após o ajuste para mudanças no IMC (r = 0,41; p = 0,002). As alterações na secreção de insulina induzida por glicose foram negativamente correlacionadas com as alterações do IMC (r = -0,25; p = 0,04), mas não com as alterações no volume de gordura visceral.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a função das células beta pancreáticas e a sensibilidade à insulina melhoraram significativamente através de uma dieta vegana com baixo teor de gordura em adultos com sobrepeso sem história de diabetes, potencialmente reduzindo o risco de diabetes tipo 2.

Leia também: ‘Dieta Low-Fat vs. Low-Carb – avaliação do padrão genético ou da secreção de insulina ajuda a prever resposta na mudança de peso?’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Kahleova, H.; Tura, A.; Hill, M.; Holubkov, R.; Barnard, N.D. A Plant-Based Dietary Intervention Improves Beta-Cell Function and Insulin Resistance in Overweight Adults: A 16-Week Randomized Clinical Trial. Nutrients 2018, 10, 189.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.