Leia mais:
Leia mais:
Doenças mentais pós-pandemia: o que podemos fazer enquanto enfermeiros?
Entrevista com especialista: suicídio na pandemia
Podcast Integrado: prevenção ao Suicídio: como detectar fatores de risco? [podcast]
Quiz sobre depressão
Recomendações sobre a dieta vegetariana em crianças e adolescentes

Dieta vegetariana pode causar depressão

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Pouco se sabe sobre os benefícios ou riscos das dietas vegetarianas para a saúde mental. Pensando nisso, pesquisadores realizaram um estudo para determinar se hábitos alimentares vegetarianos estão associados a sintomas depressivos em homens. Os resultados foram publicados recentemente no Journal Of Affective Disorders.

Foram utilizados dados de autorrelatos de 9.668 adultos do Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC), que incluiu informações sobre frequência dietética vegetariana ou vegana e escala de depressão pós-parto de Edimburgo (EPDS).

Resultados

Homens vegetarianos [n = 350 (3,6% da amostra)] apresentaram, em média, maiores valores de depressão do que os não-vegetarianos (diferença média de 0,96 pontos [IC de 95%: 0,53 a 1,40]) e maior risco de escores EPDS acima de 10 (OR = 1,67 [IC de 95%: 1,14 a 2,44]) do que os não-vegetarianos após ajuste para potenciais fatores de confusão.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que homens vegetarianos têm sintomas mais depressivos após ajuste por fatores sócio-demográficos. As deficiências nutricionais (por exemplo, em vitamina B12 ou ferro) são uma possível explicação para esses resultados, porém a causalidade reversa não pode ser descartada.

Fique ligado! ‘Nem toda dieta vegetariana é boa para o coração’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar