Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Psiquiatria / Dieta vegetariana pode causar depressão
vegetais

Dieta vegetariana pode causar depressão

Acesse para ver o conteúdo

Inscreva-se gratuitamente para acessar esse conteúdo e muito mais no Portal PEBMED!

Tenha acesso ilimitado a quizzes, casos clínicos, novos estudos e diretrizes atualizadas.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Tempo de leitura: < 1 minuto.

Pouco se sabe sobre os benefícios ou riscos das dietas vegetarianas para a saúde mental. Pensando nisso, pesquisadores realizaram um estudo para determinar se hábitos alimentares vegetarianos estão associados a sintomas depressivos em homens. Os resultados foram publicados recentemente no Journal Of Affective Disorders.

Foram utilizados dados de autorrelatos de 9.668 adultos do Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC), que incluiu informações sobre frequência dietética vegetariana ou vegana e escala de depressão pós-parto de Edimburgo (EPDS).

Resultados

Homens vegetarianos [n = 350 (3,6% da amostra)] apresentaram, em média, maiores valores de depressão do que os não-vegetarianos (diferença média de 0,96 pontos [IC de 95%: 0,53 a 1,40]) e maior risco de escores EPDS acima de 10 (OR = 1,67 [IC de 95%: 1,14 a 2,44]) do que os não-vegetarianos após ajuste para potenciais fatores de confusão.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que homens vegetarianos têm sintomas mais depressivos após ajuste por fatores sócio-demográficos. As deficiências nutricionais (por exemplo, em vitamina B12 ou ferro) são uma possível explicação para esses resultados, porém a causalidade reversa não pode ser descartada.

Fique ligado! ‘Nem toda dieta vegetariana é boa para o coração’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.