Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Gastroenterologia / Diretrizes: você testa seu paciente para hepatite B antes de tratar a C?

Diretrizes: você testa seu paciente para hepatite B antes de tratar a C?

Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Para continuar lendo, faça seu login ou inscreva-se gratuitamente.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Antes de iniciar o tratamento antiviral para a infecção pelo vírus da hepatite C, os pacientes devem ser rastreados para o vírus da hepatite B, de acordo com uma orientação atualizada das diretrizes.

500x120-rosa

A diretriz foi atualizada após relatos de casos de reativação do vírus B em doentes co-infectados com hepatite B e C, que estavam sendo tratados com terapia antiviral para a C.

Os pesquisadores acreditam que a reativação pode ter a ver com uma rampa na replicação da hepatite B e não uma toxicidade específica de uma droga, já que os relatos não especificavam uma terapia.

Em geral, recomenda-se que os pacientes com hepatite C sejam avaliados para a B, mas muitas vezes os médicos não seguem adiante com o teste. Por isso e tendo em conta os relatos, o painel decidiu reiterar a importância dos testes para a B antes de iniciar o tratamento da C. A vacinação para a B também foi recomendada para indivíduos suscetíveis.

Veja também: ‘SUS começa a oferecer teste rápido para diagnosticar hepatite’

Caso indivíduos com hepatite C testem positivo para a B, os médicos devem determinar se o tratamento da B é justificado, de acordo com a diretriz atual. Nos pacientes que satisfazem os critérios de tratamento, este deve ser iniciado antes ou ao mesmo tempo que a terapia com antivirais para a C.

Pacientes com níveis baixos ou indetectáveis de hepatite B, que não cumprem os critérios para o tratamento, devem ser cuidadosamente monitorados durante a terapia antiviral para C.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER5

Referências:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.