Diretrizes: você testa seu paciente para hepatite B antes de tratar a C?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Antes de iniciar o tratamento antiviral para a infecção pelo vírus da hepatite C, os pacientes devem ser rastreados para o vírus da hepatite B, de acordo com uma orientação atualizada das diretrizes.

500x120-rosa

A diretriz foi atualizada após relatos de casos de reativação do vírus B em doentes co-infectados com hepatite B e C, que estavam sendo tratados com terapia antiviral para a C.

Os pesquisadores acreditam que a reativação pode ter a ver com uma rampa na replicação da hepatite B e não uma toxicidade específica de uma droga, já que os relatos não especificavam uma terapia.

Em geral, recomenda-se que os pacientes com hepatite C sejam avaliados para a B, mas muitas vezes os médicos não seguem adiante com o teste. Por isso e tendo em conta os relatos, o painel decidiu reiterar a importância dos testes para a B antes de iniciar o tratamento da C. A vacinação para a B também foi recomendada para indivíduos suscetíveis.

Veja também: ‘SUS começa a oferecer teste rápido para diagnosticar hepatite’

Caso indivíduos com hepatite C testem positivo para a B, os médicos devem determinar se o tratamento da B é justificado, de acordo com a diretriz atual. Nos pacientes que satisfazem os critérios de tratamento, este deve ser iniciado antes ou ao mesmo tempo que a terapia com antivirais para a C.

Pacientes com níveis baixos ou indetectáveis de hepatite B, que não cumprem os critérios para o tratamento, devem ser cuidadosamente monitorados durante a terapia antiviral para C.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER5

Referências:

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar