Doar sangue é mais do que doar vida, é um gesto de amor ao próximo. Comemoramos hoje, 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2005 para homenagear o imunologista Karl Landsteiner, que descobriu o fator Rh e diferenças entre tipos sanguíneos.
Este ano o tema escolhido foi “Doe sangue para que o mundo continue pulsando”. O intuito é chamar atenção de toda a população para a importância de ser um doador, de se colocar a favor do próximo de maneira regular e gratuita.
Doar sangue
O doador de sangue contribui para que muitas pessoas continuem vivas. Este gesto não só salva vidas, mas também contribui para a manutenção da qualidade de vida de muitos pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas regulares.
Veja também: O cuidado de enfermagem na doação de órgãos
Os jovens são considerados público alvo, pois os mesmos vivem atentos às mídias sociais e engajados em causas nobres. Chamar a atenção deste público pode fazer a diferença para o sucesso da campanha.
Muitos são influenciadores digitais e podem contribuir para um aumento importante deste gesto humanitário: a doação de sangue. Na campanha de 2020 apenas 1,8% da população realizou o gesto no Brasil, onde o esperado era que 5% da população o fizesse.
Doação de sangue e pandemia de Covid-19
A pandemia da Covid-19 contribuiu para uma diminuição das doações. Por isto, medidas para que os pontos de doações tivessem um ambiente adequado, organizado e que atendessem às regras de segurança para a prevenção desta patologia foram essenciais para que os doadores voluntários se sentissem seguros para realizarem este nobre gesto.
Se você quer ser um doador, mas teve Covid-19, você deve aguardar 30 dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação. Mas se teve contato com alguém contaminado ou retornou de uma viagem internacional, a orientação é aguardar 14 dias.
Os doadores podem ser pessoas na faixa etária entre 16 e 69 anos. O sangue doado não causa danos à saúde do doador, pois ao terminar a doação, sua medula trabalha para repor a quantidade retirada.
Mais da autora: Queimaduras: as cicatrizes podem marcar o corpo e a alma!
A importância e a necessidade da doação de sangue seguro são universais, mas infelizmente nem todos tem acesso, existindo uma escassez muito grande, principalmente em países em desenvolvimento. E este problema só será resolvido se tivermos o apoio dos poderes públicos e de doadores regulares, engajados e não remunerados, dispostos a darem o primeiro passo.
Referências bibliográficas:
- Pan American Health Organization (PAHO). Dia Mundial do Doador de Sangue. [Internet]. 2021. (Acesso 08/06/2021).
- Melo K, Souza L. Hemocentros se Unem em Campanha no Dia Nacional do Doador de Sangue. [Internet]. Agência Brasil. Brasília; 2020. https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-11/hemocentros-se-unem-em-campanha-no-dia-nacional-do-doador-de-sangue (Acesso 08/06/2021).
- Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Dia Mundial do Doador de Sangue. [Internet]. Ministério da Saúde. 2020. (Acesso 08/06/2021).