Doar sangue: um gesto humanitário de amor

Doar sangue é mais do que doar vida, é um gesto de amor ao próximo. Saiba mais sobre a doação de sangue neste dia comemorativo.

Doar sangue é mais do que doar vida, é um gesto de amor ao próximo. Comemoramos hoje, 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2005 para homenagear o imunologista Karl Landsteiner, que descobriu o fator Rh e diferenças entre tipos sanguíneos.

Este ano o tema escolhido foi “Doe sangue para que o mundo continue pulsando”. O intuito é chamar atenção de toda a população para a importância de ser um doador, de se colocar a favor do próximo de maneira regular e gratuita.

bolsa de sangue de doação

Doar sangue

O doador de sangue contribui para que muitas pessoas continuem vivas. Este gesto não só salva vidas, mas também contribui para a manutenção da qualidade de vida de muitos pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas regulares.

Veja também: O cuidado de enfermagem na doação de órgãos

Os jovens são considerados público alvo, pois os mesmos vivem atentos às mídias sociais e engajados em causas nobres. Chamar a atenção deste público pode fazer a diferença para o sucesso da campanha.

Muitos são influenciadores digitais e podem contribuir para um aumento importante deste gesto humanitário: a doação de sangue. Na campanha de 2020 apenas 1,8% da população realizou o gesto no Brasil, onde o esperado era que 5% da população o fizesse.

Doação de sangue e pandemia de Covid-19

A pandemia da Covid-19 contribuiu para uma diminuição das doações. Por isto, medidas para que os pontos de doações tivessem um ambiente adequado, organizado e que atendessem às regras de segurança para a prevenção desta patologia foram essenciais para que os doadores voluntários se sentissem seguros para realizarem este nobre gesto.

Se você quer ser um doador, mas teve Covid-19, você deve aguardar 30 dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação. Mas se teve contato com alguém contaminado ou retornou de uma viagem internacional, a orientação é aguardar 14 dias.

Os doadores podem ser pessoas na faixa etária entre 16 e 69 anos. O sangue doado não causa danos à saúde do doador, pois ao terminar a doação, sua medula trabalha para repor a quantidade retirada.

Mais da autora: Queimaduras: as cicatrizes podem marcar o corpo e a alma!

A importância e a necessidade da doação de sangue seguro são universais, mas infelizmente nem todos tem acesso, existindo uma escassez muito grande, principalmente em países em desenvolvimento. E este problema só será resolvido se tivermos o apoio dos poderes públicos e de doadores regulares, engajados e não remunerados, dispostos a darem o primeiro passo.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades