Leia mais:
Leia mais:
Covid-19: IBGE divulga distribuição de UTIs, respiradores e profissionais de saúde no Brasil
Covid-19: Projeto de Tele-UTI já está disponível para ajudar médicos do SUS nos atendimentos
Internação em UTI no pós-operatório de tumores cerebrais supratentoriais
Qual é a eficácia da mobilização precoce em crianças em UTIs pediátricas?
Ambiente próprio é mais saudável para o prematuro do que enfermaria?

Doenças subagudas em pacientes na UTI

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Pacientes em UTIs são vulneráveis à doenças subagudas potencialmente catastróficas como insuficiência respiratória, sepse ou hemorragia. Pesquisadores testaram a hipótese de que assinaturas fisiológicas sutis podem estar presentes antes da deterioração clínica, quando o tratamento é mais eficaz.

500x120-assinatura

Essas síndromes podem começar com condições mais inócuas – pneumonia, úlcera -, que são tratáveis no início de seu curso. Evitar a deterioração do paciente pelo diagnóstico precoce e terapia pode melhorar os resultados. Mas como identificar os sinais? De acordo com os pesquisadores, essas doenças apresentam assinaturas nos dados fisiológicos, que podem ser detectadas antes da suspeita clínica.

Veja também: ‘Infecções secundárias matam mais em pacientes com sepse?’

Para testar a hipótese, os autores do estudo analisaram dados de um número grande e diverso de pacientes admitidos na UTI, entre 2009 e 2015. Eles descobriram que:

  • As assinaturas fisiológicas para insuficiência respiratória e hemorragia foram distintas e consistentes em adultos na UTI. Os principais elementos – aumento da taxa respiratória e queda da pressão arterial – são consistentes com o conhecimento clínico existente.
  • A sepse severa, por outro lado, teve assinaturas fisiológicas distintas menores que diferiam entre os pacientes. Estes dados reforçam a experiência clínica de que as manifestações de sepse em pacientes adultos de UTI são variáveis e podem refletir diferentes fontes entre estas populações.

A detecção de tais assinaturas pode chamar a atenção para os pacientes de maior risco e, potencialmente, permitir uma intervenção mais precoce e melhores resultados.

250x250-1

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Signatures of Subacute Potentially Catastrophic Illness in the ICU. Crit Care Med. 2016;44(9):1639-1648.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar