Dor crônica e ansiedade: novas evidências e tratamento

A ligação entre dor crônica e ansiedade é muito observada, mas não totalmente compreendida. Um estudo apresenta novas evidências e um possível tratamento.

A ligação entre dor crônica e ansiedade já é muito observada, mas não totalmente compreendida pelos cientistas. Um recente estudo americano apresenta novas evidências e um possível alvo de tratamento.

500x120-amarelo

O estudo, publicado na Biological Psychiatry, mostra que o aumento de PACAP (polipeptídeo ativador da adenilato-ciclase pituitária), neurotransmissor peptídeo liberado em situações de estresse, também acontece em resposta à dor neuropática e contribui para esses sintomas.

Os pesquisadores examinaram a expressão de PACAP ao longo de uma das vias no sistema nervoso para o cérebro, que viaja da medula espinhal para a amígdala, base do cérebro para o comportamento emocional.

Usando modelos de dor crônica e ansiedade, a equipe conseguiu observar onde o estresse e as vias de dor crônica se cruzavam.

Os pesquisadores observaram que o comportamento ansioso e hipersensibilidade à dor foram significativamente reduzidos quando um antagonista do receptor de PACAP – projetado para bloquear a resposta – foi aplicado.

O próximo passo do estudo é desenvolver compostos de moléculas que podem antagonizar as ações de PACAP. Os pesquisadores esperam descobrir uma abordagem completamente diferente para combater a dor crônica e distúrbios comportamentais relacionados ao estresse.

banner250x250

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.