Planos de saúde: ANS termina com limites de cobertura para sessões para quatro categorias de profissionais

Antes, o número de consultas com cada especialidade através dos planos de saúde era limitado a um período anual, entre 18 e 48 sessões.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou em reunião extraordinária realizada na segunda-feira (11/7) o término da limitação, de planos de saúde, do número de consultas e sessões para quatro categorias profissionais: psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

Antes, o número de consultas com cada especialidade era limitado a um período anual, variando entre 18 e 48 sessões (dependendo da especialidade). Se o paciente precisasse de um número maior de atendimentos, teria que solicitar um relatório detalhado ao profissional de saúde enfatizando a necessidade das sessões adicionais e não teria a garantia da cobertura.

Leia também: ANS suspende temporariamente comercialização de 70 planos de saúde

A nova medida vale para os usuários de planos de saúde com qualquer doença ou condição de saúde listada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), seguindo a indicação do médico assistente.

Conforme a própria ANS, a decisão visa promover a igualdade de direitos aos usuários da saúde suplementar e padronizar o formato dos procedimentos atualmente assegurados relativos a essas categorias profissionais.

Planos de saúde: ANS termina com limites de cobertura para sessões para quatro categorias de profissionais

Avanços contínuos em prol dos beneficiários

No último dia 1º de julho, a agência já havia tornado obrigatória a cobertura para qualquer método ou técnica indicada pelo profissional de saúde responsável para o tratamento de Transtornos Globais do Desenvolvimento, entre os quais o transtorno do espectro autista e a síndrome de Asperger.

“Passou a ser obrigatória a cobertura para qualquer método ou técnica indicado pelo médico assistente para o tratamento do paciente que tenha um dos transtornos enquadrados na CID F84, conforme a Classificação Internacional de Doenças”, disse a nota da ANS enviada para a imprensa.

Agora o convênio é obrigado a cobrir qualquer forma de tratamento prescrita pelo médico, e escolhida em acordo com a família. Entre as alternativas possíveis, estão os modelos Applied Behavior Analysis (ABA) e Denver de Intervenção Precoce (DENVER ou ESDM), além da técnica de integração sensorial, a comunicação alternativa e suplementar ou Picture Exchange Communication System (PECS), entre outros.

Essa é a nona atualização do Rol de Procedimentos. Apenas neste ano já foram realizadas 24 inclusões de procedimentos entre exames, tratamentos e medicamentos, entre outras atualizações.

Saiba mais: ANS aprova incorporação de seis terapias orais contra o câncer por planos de saúde

Início da vigência da nova medida

A nova resolução normativa passará a valer a partir de 1º de agosto de 2022 para todos os planos de saúde regulamentados (contratados após e Lei nº 9.656/1998 ou adaptados à lei) que tiverem cobertura ambulatorial (consultas e exames). Os contratos em período de carência para consultas/sessões terão que aguardar o término da carência para ter direito à assistência médica.

A medida vai atender a todos os usuários de planos regulamentados (contratados após a Lei 9656/98 ou adaptados à lei). Quem vinha fazendo as terapias e pagando o limite ultrapassado não tem direito a reembolso para consultas realizadas anteriormente.

Esse texto foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão